Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Workshop orienta moradores de Belém sobre locação de imóveis para a COP 30

Dados fornecidos pela plataforma Booking.com mostram o aumento de 712%  na oferta de leitos de hospedagem somente no segmento de imóveis para aluguel por temporada

Por Sâmia Maffra (SETUR)
27/05/2025 22h34

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a plataforma Booking.com, realizou na última terça-feira (27), no Salão Nobre da Associação Comercial do Pará (ACP), mais uma edição do workshop gratuito voltado a moradores interessados em ofertar imóveis para locação por temporada durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.

A capacitação reuniu 200 inscritos e faz parte da estratégia do Governo do Pará em expandir a oferta de hospedagens alternativas e fomentar oportunidades de geração de renda à população local. Durante o evento, especialistas da Booking.com apresentaram o funcionamento da plataforma, com orientações práticas sobre cadastro de propriedades, otimização de anúncios, formas de pagamento e canais de suporte.

Qualificação e legado

O secretário de Turismo do Estado, Eduardo Costa, destacou que esta foi a quinta edição do workshop promovido com a Booking.com, reforçando o compromisso do governo com a qualificação da população para aproveitar as oportunidades da COP 30.

“Acredito que a COP 30 é um acelerador para um novo ciclo de prosperidade, assim como já vivemos no auge do Ciclo da Borracha. Belém ganha visibilidade, melhorias em infraestrutura e, acima de tudo, um legado para as pessoas com ações como o Capacita COP 30, que já qualificou mais de 22 mil pessoas”, afirmou.

Ele também ressaltou a importância de preparar os anfitriões para o novo cenário. “Muita gente tem dúvidas sobre como funciona, como colocar o imóvel na plataforma e o que é necessário para ser um bom anfitrião. O paraense tem essa vocação natural de bem receber, basta ver como acolhemos milhões de pessoas no Círio de Nazaré”, completou o titular da Setur.

Turismo como motor de desenvolvimento

Representando a Associação Comercial do Pará, o superintendente Lúcio Cavalcante enfatizou o impacto do turismo na economia local. “É um momento de mobilização para setores estratégicos como hospedagem, com geração de emprego e renda, e um legado que ficará para além da COP”, pontuou.

A gerente jurídica da Booking.com para América Latina, Wagner Osti, detalhou os diferenciais para atrair hóspedes. “Boa foto, bom preço e um anfitrião comprometido são elementos que fazem diferença. Pode parecer complicado no início, mas há um passo a passo simples para quem quer começar”, explicou.

Larissa Cardoso, gerente de contas da Booking.com, reforçou o potencial da plataforma. “Dois terços dos nossos hóspedes escolhem aluguéis de temporada. A plataforma é intuitiva, está disponível em 43 idiomas, tem suporte 24 horas e não há cobrança de anuidade ou taxa de adesão”, afirmou. Ela ainda demonstrou ao vivo como cadastrar um imóvel, incluindo fotos, descrição, localização e comodidades.

Moradores enxergam oportunidade

Moradores como Cristiana Matos e Ézio Gama participaram do encontro em busca de oportunidades. “Tenho um apartamento no Tapanã, em um condomínio com piscina. Pretendo sair dele temporariamente e alugar durante esse período. Estava esperando esse workshop para entender melhor como funciona”, contou Cristiana.

“Tenho um imóvel com dois quartos no Conjunto Maguari e estou pensando em reformar outro próximo ao local da COP. É a primeira vez que penso em alugar por temporada e vim aprender como funciona”, disse Ézio.

Expansão da oferta

Segundo dados da Booking.com, houve um crescimento de 712% na oferta de leitos em imóveis para aluguel por temporada no período de outubro de 2024 a abril de 2025. Atualmente, a plataforma contabiliza 2.453 imóveis cadastrados em Belém e Região Metropolitana, sendo 1.932 somente na capital.