Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto Capelania promove acolhimento espiritual no CIIR e no Cetea

Ação do Grupo de Trabalho de Humanização reforça cuidado integral e respeito à diversidade religiosa no Complexo de Reabilitação do Governo do Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
27/05/2025 21h56

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) realizou, nesta semana, mais uma edição do Projeto Capelania, iniciativa voltada ao apoio espiritual de usuários, acompanhantes e colaboradores do Complexo de Reabilitação do Governo do Pará. Desenvolvido desde 2019 pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com o setor de Arte e Cultura, o projeto promove momentos de fé, reflexão e escuta acolhedora, reforçando o cuidado integral no ambiente terapêutico.

As atividades da segunda edição de 2025 ocorreram nesta terça-feira (27), no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), e na segunda-feira (26), no CIIR, ambos localizados em Belém. As ações são de caráter inter-religioso e cumprem as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), valorizando o ambiente acolhedor e o cuidado centrado nas pessoas.

Reflexão e espiritualidade no cotidiano terapêutico

No Cetea, o momento de espiritualidade foi conduzido pelo pastor sênior Nilson Caetano, da Comunidade Adventista Encontro Vida, vinculada ao Hospital Adventista de Belém. Ele abordou o tema “Como seria o mundo se Jesus não tivesse existido?”.

“O mundo seria mais frio e duro. Mas, porque Ele veio, existem lugares como o Cetea, onde o cuidado é mais técnico, humano e sagrado. O que essa equipe realiza é mais do que trabalho, é um ministério. Agradeço a todos e peço que Deus os abençoe”, destacou o pastor.

A coordenadora pedagógica do Cetea, Luciana Maués, ressaltou a importância da ação para a rotina das famílias e pacientes atendidos.

“Aqui lidamos com pessoas cujas histórias envolvem dor, superação e, muitas vezes, frustração. A fé, independentemente da crença, pode ser um impulso para recomeços. Cuidar da alma é essencial”, afirmou.

Apoio emocional e valorização da escuta

No CIIR, o momento de espiritualidade foi conduzido por Wilkinson Marchezzini Lima, secretário do Departamento de Assistência Religiosa para Evangelização da Congregação Cristã no Brasil. Ele abordou o tema “Inclusão que transforma: vivendo o amor de Cristo no cotidiano”.

Para Larissa Justino, mãe do pequeno Walleph Justino, de 4 anos, que participa semanalmente das terapias no CIIR vindo de Santa Maria do Pará, a atividade foi um alento.

“Como mãe atípica, enfrentamos estresse diário. Participar desse momento com Deus acalma a mente e conforta espiritualmente. Agradeço por essa iniciativa. Foi um momento lindo”, relatou.

A Capelania integra as ações permanentes do GTH para promover um ambiente hospitalar mais humanizado e respeitoso às diferentes manifestações de fé. A iniciativa é respaldada pela Lei Federal nº 9.982/2000, que assegura o direito à assistência religiosa em instituições públicas de saúde, e reúne voluntários de diversas crenças e denominações.

Atendimento especializado

O CIIR pertence ao Governo do Pará e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Para ter acesso aos serviços, é necessário encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio da Central de Regulação Municipal e posterior análise do Sistema de Regulação Estadual (SER), conforme o perfil do usuário.

Serviço:
Cetea: Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro Batista Campos, Belém.
CIIR: Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, Belém.
Informações: (91) 4042-2157/58/59.