Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO
English Version

São José Liberto recebe oficina de arranjos florais em miriti no sábado (31). 

A iniciativa valoriza o trabalho dos artesãos locais, aprimora suas habilidades e impulsiona a produção de artesanato regional, fortalecendo a economia criativa paraense

Por Aldirene Gama (SEDEME)
26/05/2025 13h09

O apoio à economia criativa é fundamental para estimular o empreendedorismo, impulsionando a geração de emprego e renda de forma sustentável. Nesse contexto, o Espaço São José Liberto (ESJL) receberá, no próximo sábado (31), mais uma oficina de artesanato, utilizando matéria-prima regional para a produção de arranjos sustentáveis de flores em miriti. A iniciativa valoriza o trabalho dos artesãos locais, aprimora suas habilidades e impulsiona a produção de artesanato regional, fortalecendo a economia criativa paraense. A oficina ocorrerá no auditório do ESJL, das 10h às 17h.  

O curso tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e será conduzido pelo renomado artesão Josias Plácido Alcântara Silva, conhecido como Mestre Pirias, natural de Abaetetuba – reconhecida mundialmente como a capital do brinquedo de miriti, situada na região do Baixo Tocantins.

Conhecido como o "isopor da Amazônia" devido à leveza de sua fibra, o miriti é extraído da palmeira miritizeira, ou buriti (Mauritia flexuosa), uma espécie nativa da região amazônica que pode atingir até 30 metros de altura.  

Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender e aprimorar técnicas tradicionais, incluindo manuseio, corte, modelagem, tingimento, montagem e acabamento de arranjos florais, preservando a autenticidade e riqueza cultural desse ofício artesanal.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone (91) 98126-8355.

Serviço- O Espaço São José funciona de terça a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos e feriados de 10h às 14h. O agendamento de eventos no ESJL pode ser realizado, por meio do e-mail [email protected].

A entrada é gratuita, permitindo que os visitantes explorem uma ampla variedade de artesanatos regionais, incluindo cerâmicas marajoaras e tapajônicas, biojoias feitas com insumos da rica biodiversidade da floresta amazônica, artigos de moda autoral e outros produtos disponíveis na Casa do Artesão. O ESJL também abriga o anfiteatro Coliseu das Artes, o Espaço Moda e o Museu de Gemas do Pará.