Emater repassa orientações sobre o CAR a produtores de Bujaru
Uma ação desenvolvida pela equipe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Bujaru, no nordeste paraense, vem agricultores da Associação dos Produtores Rurais de Castanheiro sobre a importância do Cadastramento Ambiental Rural (CAR). As palestras, iniciadas no dia 21 de agosto, serão levadas a diversas comunidades do município no decorrer do semestre. A última delas reuniu 40 produtores da localidade de Castanheiro.
O trabalho visa esclarecer as dúvidas dos agricultores sobre o Cadastro e incentivar o início do processo de regularização ambiental das propriedades do município. "É importante falar aos agricultores sobre a importância do cadastramento de novas propriedades e o papel da ferramenta no acesso a linhas de crédito. Nas palestras relacionamos os pré-requisitos para expedição de alguns documentos necessários para comercialização da produção, principalmente por intermédio dos programas do governo”, destaca Jucely Coelho, chefe do escritório local.
Entre os programas de governo colocados a disposição desses podutores estão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Além disso, o CAR também permite acesso à Guia de Transporte Animal (GTA), exigida pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).