Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

PM do Pará reforça atuação no interior com reestruturação de comandos regionais

Com a nova configuração, mais de 20 municípios do sudeste e nordeste paraense passam a contar com estrutura reforçada de policiamento e gestão estratégica da segurança pública

Por Tarcya Amorim (PMPA)
24/05/2025 08h02

A Polícia Militar do Pará reforçou sua atuação estratégica com a reestruturação e consolidação dos Comandos de Policiamento Regional II (CPR II), VI (CPR VI) e XIV (CPR XIV), durante solenidade realizada na última quinta-feira (22). Os três comandos atuam em mais de 20 municípios das regiões sudeste e nordeste do estado e terão como foco ampliar a eficiência na gestão operacional e intensificar a presença policial em áreas com maior demanda por segurança pública.

Sediado em Marabá, o CPR II está sob o comando do coronel Gledson, que coordena o policiamento ordinário e extraordinário em doze municípios do sudeste paraense, por meio das seguintes unidades operacionais: 4º BPM (Marabá, Nova Ipixuna, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Palestina do Pará e Piçarra); 34º BPM (Núcleo Cidade Nova, em Marabá); 11ª CIPM (Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Bom Jesus do Tocantins); e 24ª CIPM (Itupiranga).

Já o CPR VI, sediado em Paragominas e comandado pelo coronel Batista, passa a ter como missão planejar, supervisionar e mensurar os resultados das ações de policiamento realizadas nas cidades de Paragominas, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Dom Eliseu e região. A área é coberta pelas unidades do 19º BPM e do 51º BPM.

No município de Parauapebas, o coronel Dayvid lidera o CPR XIV, responsável pelo policiamento na 16ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), abrangendo Canaã dos Carajás, Curionópolis, Parauapebas e Eldorado do Carajás. Estão subordinadas ao comando o 23º BPM (Parauapebas), a 25ª CIPM (Eldorado do Carajás) e o 10º Pelotão Destacado, vinculado ao 40º BPM, que será ativado em Curionópolis.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, destacou a importância da articulação regionalizada para reforçar o policiamento em áreas estratégicas do estado:

"Com a consolidação dos CPRs II, VI e XIV, estamos aprimorando o nosso modelo de gestão operacional, tornando a atuação da Polícia Militar mais ágil, eficiente e próxima das comunidades. O objetivo é proporcionar mais segurança, com base em planejamento estratégico, inteligência policial e presença efetiva onde o cidadão mais precisa", afirmou o comandante.

A reorganização dos comandos faz parte do esforço contínuo da Polícia Militar do Pará para atender às especificidades de cada região, combatendo a criminalidade com presença qualificada e fortalecendo as ações de prevenção e resposta em áreas urbanas e rurais.