Atleta paraense medalhista nos Jogos Escolares é convocado para Seleção
O atleta paraense Elder César de Melo, aluno do 9º ano da Escola Estadual Camilo Salgado, medalhista de bronze no judô, foi um dos atletas selecionados para integrar a seleção brasileira juvenil de judô, na categoria super ligeiro, com até 36 quilos. O resultado foi divulgado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nesta segunda (7), em Fortaleza (CE), onde acontecem os Jogos Escolares da Juventude da categoria A, de 12 a 14 anos.
A seleção do aluno foi resultado do seu ótimo desempenho nos jogos escolares. "Essa convocação representa muito para mim e para meus pais. Estou muito feliz e isso tudo vai mudar a minha vida. Só tenho que agradecer a todos que me ajudaram e a Deus principalmente”, disse ele.
A mãe de Elder, Edilene Conceição, disse que a ficha ainda não caiu e que a família está muito contente. “Nós estamos muito felizes por essas conquistas do Elder. Eu sempre o acompanhei em tudo, nas viagens, nas lutas e nos treinos, então esse resultado também é muito significativo para mim”.
Segunda fase - Com o término das competições individuais, os Jogos Escolares da Juventude entram em uma nova etapa, quando os estados brasileiros começam a competir nas modalidades coletivas. Nesta terça-feira(8) iniciou as brigas por medalhas no basquete, handebol, futsal e vôlei.
O Estado do Pará realizou um belo jogo contra o Rio de Janeiro. Nos pênaltis, as atletas paraenses, que representam a Escola Madre Celeste, venceram pelo placar de 4 a 2. O jogo foi muito disputado e terminou no tempo normal sem gols. Entratanto, nas disputas de pênaltis as atletas do Pará conseguiram emplacar quatro dos seis gols e levaram a melhor em cima das cariocas.
“No esporte conseguimos mostrar que somos iguais e que todos são capazes de alcançar vitórias. Estou muito feliz pelo resultado do jogo e vamos lutar pela medalha de ouro”, declarou a aluna Renata Borges, atacante do Madre Celeste. O Pará compete no futsal feminino na primeira divisão dos Jogos Escolares da Juventude.
O futsal masculino do Pará acabou perdendo para o Estado de São Paulo. Já no basquete masculino, o Pará novamente avançou na comepetição. Na partida, o Colégio Sophos derrotou o Estado do Tocantins pelo placar de 42 a 12. O basquete feminino paraense, representado pela Escola Santa Catarina, também derrotou o Tocantins por 29 a 20.
No vôlei e no handebol masculino também só deu Pará. O colégio Sophos sai vitorioso na partida contra Rondônia, vencendo por 2 sets a 1. Já o Instituto de Educação Betel conquistou sua vitória em cima do Estado do Amapá por 31 a 10.