Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECOLOGIA

Projeto "Turismo na Escola" aproxima adolescentes da natureza

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/09/2015 10h17

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças recebeu na manhã desta terça-feira, 8 de setembro, cerca de 20 alunos da Escola Municipal República de Portugal, participantes do projeto “Turismo na Escola: descobrir, entender e cuidar de Belém”, desenvolvido pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). A iniciativa tem como parceria a Organização Social Pará 2000, que administra o Parque via Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Para o grupo do Turismo na Escola é disponibilizado um monitor guia, que ao longo da visita nos espaços compartilha informações sobre o Mangal e todo o ecossistema que se pode encontrar no Parque. “Eu já conhecia o Mangal, vim diversas vezes aqui, mas na visita de hoje o que mais gostei foi do Borboletário. Foi muito produtivo poder aprender mais detalhes sobre o ciclo das borboletas”, conta o estudante Lucas Tavares, de 15 anos.

“Fazia muito tempo que não visitava o Mangal. Fiquei feliz em poder retornar pelo projeto. Gosto muito de animais e já estava com saudade de ver todas as espécies do Parque. E poder aprender sobre eles é sempre muito bacana”, destaca a aluna Rebeca dos Santos, de 15 anos.

Como parte do projeto, o roteiro inclui a visita ao Complexo do Ver-o-Peso, Palácio Antônio Lemos, Catedral da Sé, Mangal das Garças, Theatro da Paz e Casa da Mineração, acompanhados por um guia de turismo. “Ao tirar o aluno do cotidiano da sala de aula e conduzi-lo sob o ponto de vista de um turista, você permite que ele assimile matérias como Biologia, Botânica e História de uma maneira muito mais fácil. Esta iniciativa da Belemtur e parceiros é fundamental para valorizar não apenas a educação, como o próprio turismo”, frisa a guia de turismo que acompanhou o grupo, Regina Caracciolo.

Para agendar uma Visita Monitorada no Mangal das Garças, e conhecer todos os espaços (Farol, Viveiro das Aningas, Borboletário e Museu) é necessário enviar um ofício timbrado para o e-mail agendamento@mangalpa.com.br especificando o objetivo da visita, o número de alunos e sua faixa etária (no caso de escolas) e quantas pessoas devem acompanhar o grupo. Além disso, deve informar a data e o horário que a visita pode ser realizada. Mais informações no site: www.mangalpa.com.br.