MIS recebe o músico e pesquisador Salomão Habib para bate-papo sobre a obra e pedagogia de Tó Teixeira
O encontro ocorre no próximo domingo (25), de forma gratuita e aberta ao público
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS), recebe mais uma ação da programação complementar da exposição “Tó Teixeira – Mergulho na Vida e Obra”. Neste domingo (25), às 10h30, o músico e pesquisador Salomão Habib participa do bate-papo “A Pedagogia do Violão na obra de Tó Teixeira”, no MIS. A realização é da Kamara Kó Galeria, com apoio Rouanet Norte, patrocínio Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Correios e Caixa. Apoio institucional do Governo do Estado.
Violonista, compositor e professor autodidata, Antônio Teixeira do Nascimento Filho, conhecido como Tó Teixeira, é considerado um dos pilares da música paraense do século XX. Foi também o primeiro músico negro a realizar um recital de violão no Pará, superando barreiras sociais e raciais. Seu legado foi resgatado e sistematizado por Salomão Habib, que há décadas se dedica à pesquisa e difusão.
O bate-papo irá abordar um lado pouco comentado do músico, a sua atuação como educador. Além da técnica, Tó usava de uma filosofia de ensino baseada no rigor, na sensibilidade e na valorização das expressões amazônicas.
Salomão Habib conhece profundamente o universo de Tó Teixeira, e teve uma contribuição fundamental para estruturar a exposição atualmente aberta ao público, também no MIS. No encontro, Salomão propõe um recorte preciso, buscando revelar as histórias que emergem do contato direto do músico com seus alunos, os conselhos dados, às anotações detalhadas, os ensinamentos que passam pelo âmbito da partitura e adentram o território da formação humana e artística.
Este bate-papo será uma oportunidade rara de acessar a vida e obra de Tó Teixeira. A atividade é gratuita e aberta ao público, e promete aprofundar o mergulho que a exposição propõe: ver e ouvir, mas principalmente compreender e sentir a relevância de Tó Teixeira para a cultura do Pará e para a pedagogia musical no Brasil.
Paralelamente, a exposição “Tó Teixeira: Mergulho na Vida e Obra” segue aberta à visitação no MIS-Pa até o dia 30 de agosto, convidando o público a conhecer, através de documentos, imagens, partituras e registros sonoros, a trajetória multifacetada de um dos mais importantes músicos amazônicos.
Serviço
Bate-papo “A Pedagogia do Violão na obra de Tó Teixeira” Com Salomão Habib
Domingo, 25 de maio, às 10h30.
Local: Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS)
Av. Nazaré, 138 – Campina, Centro Cultural Palacete Faciola
Entrada gratuita
*Com informações de Holofote Vir tual