Estado realiza mais de 4 mil atendimentos na ação “Assistência por todo o Pará” em Castanhal
A ação durou cinco dias no município, resultando em 4.415 atendimentos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou nesta sexta-feira (23), o encerramento da ação "Assistência por todo o Pará", em Castanhal, no nordeste paraense, com diversas certificações, entrega de carteiras para artesãos, entrega de documentos, além de outros benefícios. Todos, oriundos da ação que durou cinco dias no município, resultando em 4.415 atendimentos.
Na área trabalho, a ação contou com qualificações, encaminhamento de pessoas aptas para as vagas de trabalho disponíveis, cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine), emissão de carteira de trabalho digital, consulta ao PIS e o programa Primeiro Ofício, que possibilita aos jovens, o ingresso no mercado de trabalho, que conta também com curso de qualificação, integrando a prática e o aperfeiçoamento.
"Não estou trabalhando, mas já estou em processo em duas empresas para conseguir meu primeiro trabalho. E é muito importante esse projeto, pois assim, eu consegui o primeiro emprego, porque é difícil conseguir. O projeto é muito bom, pois dá muitas oportunidades para quem nunca trabalhou", disse Luane Pinheiro.

Em parceria com a Polícia Civil do Pará (PCPA), foi garantida a emissão de Registro Geral (RG), certidão de nascimento, casamento e óbito, que totalizaram mais de 670 atendimentos.
Na ocasião, foram ofertados diversos cursos, entre eles o de manipulação de alimentos, compostagem e prática de receitas saudáveis. Foi ofertado também o acompanhamento nutricional, com orientações específicas para cada usuário.
"Esta ação de Castanhal foi a nossa terceira edição, com um número bem expressivo de atendimentos, e este é o nosso objetivo, levar serviços e assistência a todos, possibilitando a geração de emprego, renda e mais dignidade. Terminamos o 'Assistência por todo o Pará' de Castanhal, com um resultado satisfatório, de entregas e retorno com resultados à população. Agradecemos também a parceria com a prefeitura de Castanhal, que apoiou a iniciativa desde o primeiro momento", disse Inocencio Gasparim, titular da Seaster.

A capacitação para operadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) certificou cerca de 65 gestores municipais.
"A capacitação de técnicos, gestores e conselheiros de assistência tem como importância o fortalecimento da política, a melhor atuação desses técnicos e técnicas no seu dia-a-dia de trabalho, fortalecendo o atendimento para que a assistência chegue aonde precisa chegar, aos que mais necessitam. Aqui em Castanhal, estamos certificando técnicos da região Guamá em cursos com temas direcionados às proteções, proteção social básica, proteção social especial de alta e média complexidade e gestão do SUAS, que inclui vigilância social assistencial e gestão do trabalho. Então entendemos que o governo do estado está entregando aos municípios, técnicos capacitados com competências, para melhor gerir a assistência social", ressaltou Léa Oliveira, coordenadora de gestão da diretoria de assistência social.
Também foram entregues 42 kits com Equipamento de Proteção Individual (EPI) para catadores dos municípios de Castanhal e Igarapé Açu.
Empresas locais, parceiras da ação, CTC, Flamboyant e Mercúrio alimentos, que disponibilizaram vagas para o "Feirão de Empregos", receberam o certificado de empresa cidadã. Que reconhece a presteza em ofertar novas oportunidades à população.

Também foi assinado pela Seaster, um termo de cooperação técnica, que visa a gestão integrada da política de trabalho, emprego e renda, entre os governos, federal, estadual e a prefeitura de Castanhal.
O ato de encerramento contou com a presença do prefeito de Castanhal, Hélio Leite e da secretária municipal de assistência social, Sidneya Leite.

O próximo município a receber a ação será Belém, capital do estado. Todas as informações serão divulgadas previamente, nos canais oficiais da Seaster.