Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Agentes da Base Candiru cumprem mandado de prisão e apreendem arma de fogo durante fiscalizações

Ações foram realizadas ao longo da semana em embarcações que navegavam pelo Rio Amazonas

Por Roberta Meireles (SEGUP)
23/05/2025 12h37

Durante esta semana, as equipes integradas que compõem o quadro operacional na Base Fluvial Candiru, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizaram mais ações de combate à criminalidade na malha fluvial do Pará. Na quarta-feira (21) e quinta-feira (22), foram realizados o cumprimento de mandado de prisão expedido contra um  homem e a apreensão de uma arma de fogo e munições, respectivamente. 

A Base fica localizada em um ponto estratégico no Rio Amazonas e nas proximidades do município de Óbidos, no Baixo Amazonas. Na quarta-feira, durante a fiscalização de rotina na embarcação “Catamarã Rondônia”, os agentes verificaram nos sistemas de pesquisa o mandado de prisão em aberto contra um homem por pensão alimentícia, expedido pela 8ª Vara de Família do Tribunal de Justiça do Amazonas. A embarcação fazia o trajeto de Manaus, no Amazonas, até Belém. O homem foi conduzido até a Base Fluvial para ser apresentado às autoridades policiais competentes. 

Na quinta-feira, durante a madrugada, agentes do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), junto a equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Receita Federal, durante  fiscalização e busca na embarcação “F/B Santo Antônio VI”, que navegava de Juruti, no Pará, até Santarém, verificaram a existência de uma arma de fogo do tipo revólver cal. 32, com seis munições do mesmo calibre intactas. O armamento possivelmente foi abandonado após o portador verificar o início da fiscalização. 

A guarnição realizou buscas pelo possível proprietário, mas devido ao grande fluxo de pessoas e o ambiente de livre circulação, a identificação não foi concluída. A arma foi apreendida e apresentada às autoridades para o prosseguimento dos procedimentos cabíveis. 

Ualame Machado, titular da Segup, avalia que as ações demonstram a funcionalidade da atuação da segurança pública na malha fluvial do estado. “A Base Candiru tem menos de um ano de funcionamento e, com sua localização estratégica, tem sido um ponto fundamental de combate à criminalidade no estado. Somente em 2025, até abril, foram realizadas mais de 300 abordagens e mais de 500 kg de entorpecentes apreendidos e periciados. Também é importante ressaltar que neste mês de maio, alcançamos 65% de conclusão da Base Fluvial Baixo Tocantins, que será instalada na zona rural de Abaetetuba e irá reforçar o policiamento da entrada do Rio Tocantins”, finalizou.

Texto de Esther Pinheiro / Ascom Segup