Aniversariantes incentivam doação de sangue no Hemopa
Comemorar o aniversário e pedir de presente aos convidados uma doação de sangue. É o que muitos doadores voluntários têm feito ao procurar a sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) para celebrar o chamado aniversário solidário, uma forma de festejar a vida engajado, apoiando uma causa social. A manifestação espontânea de doadores tem acontecido com grande frequência no hemocentro e se repetirá nesta quinta-feira, 10, quando a Advogada Grace Kelly Henriques Fagundes, festejará com amigos, doando sangue pelo segundo ano consecutivo.
“Pra mim a maior motivação é o prazer em ajudar o próximo e a consequência positiva que o evento tem na sociedade ao estimular outras pessoas. O resultado do ano passado foi muito favorável e disseminou novas idéias. Quando se faz o bem, sem esperar nada em troca, só o amor, é divino”, destaca Grace, também voluntária no Hospital Ophir Loyola, onde juntamente com um grupo de amigos, faz visitas regulares para a entrega de doações.
Apesar de só completar 26 anos no próximo dia 12, a estudante de Odontologia Thaís Fernandes, se juntou a mais quatro amigas, também aniversariantes de setembro, convidaram mais amigos pelas redes sociais e organizaram a comemoração dos aniversários no Hemopa. “Não posso doar, mas incentivo quem pode. Inclusive hoje, fiz o cadastro de doadores de medula óssea. Já tive um primo que precisou de transplante. Como sou da área de sei da necessidade das pessoas. Por isso, esse gesto é importante”, afirma.
Responsabilidade Social - Segundo a titular da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, Juciara Farias, o real sentido de um aniversário solidário é o compartilhamento da responsabilidade social que é a doação voluntária de sangue. “Pedir como presente uma doação de sangue é fazer a diferença na vida de centenas de pacientes que precisam de uma transfusão. Além de tudo, é uma atitude positiva que atua como mobilização, conscientização e divulgação, pois vem de doadores de todas as faixas etárias”, assegura.
Os interessados em comemorar aniversário com doação de sangue podem entrar em contato com a Gecad pelos telefones (91) 3224-5048 e 3242-9100, ramais 205 e 243, ou pelo e-mail: [email protected], de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados, até às 17h.
Quem pode doar: Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, acima de 50 quilos e que tenha entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal). É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum – ao contrário, o doador deve estar bem alimentado. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, basta ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. É necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.