HGT realiza Semana da Enfermagem com foco em saúde mental e sustentabilidade
Durante a programação, foram realizadas rodas de conversa conduzidas pelo serviço de Psicologia do hospital

Com uma programação marcada por reconhecimento e gratidão, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou, nos dias 20 e 21 de maio, a Semana da Enfermagem com o intuito de valorizar esses profissionais, diretamente ligados ao cuidado e à recuperação dos pacientes, além de refletir sobre os desafios da profissão na busca constante pela manutenção do cuidado e segurança dos usuários da região.

Com o tema "Enfermagem e Sustentabilidade: promovendo a saúde mental em meio aos desafios ambientais e às metas da COP30", a abertura ocorreu na área externa da unidade hospitalar. O gerente assistencial do HGT, Milton Peixoto, destacou a importância do evento e do reconhecimento à categoria.

"É um momento para reconhecer o trabalho dos profissionais de Enfermagem, que lidam diariamente com muitos desafios dentro do ambiente hospitalar. São eles que estão prestando assistência, acolhendo os pacientes e garantindo que o cuidado aconteça de forma segura e humanizada. É fundamental que possamos valorizar esse trabalho, não só durante esta semana, mas constantemente, porque são peças importantes no funcionamento do nosso hospital e na recuperação dos pacientes", disse o gestor.
Durante a programação, foram realizadas rodas de conversa conduzidas pelo serviço de Psicologia do hospital. As atividades proporcionaram espaços de escuta e reflexão, abordando temas relacionados à saúde mental dos profissionais, com foco nos desafios do cotidiano hospitalar, no autocuidado e na importância de fortalecer práticas que promovam bem-estar emocional dentro da unidade.

"Cuidar da saúde mental dos profissionais é uma necessidade que impacta diretamente tanto no cuidado oferecido aos pacientes quanto na qualidade de vida dentro do ambiente hospitalar. É fundamental que os colaboradores tenham espaços para refletir, compartilhar suas experiências e fortalecer estratégias de autocuidado", destacou a psicóloga do HGT, Izabel Alves.

Dados - Os profissionais de Enfermagem no HGT representam quase metade da força de trabalho da unidade, somando 166 colaboradores em um total de 339 funcionários, o que corresponde a aproximadamente 50% do quadro. Eles atuam em diversos setores, como as clínicas de internação, ambulatório, centro cirúrgico, emergência e outras áreas assistenciais, garantindo o cuidado e a segurança dos pacientes.
Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés faz parte da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).