Hospital de Clínicas realiza ação de sensibilização ao Maio Laranja
Iniciativa conscientizou profissionais, pais e cuidadores sobre os sinais de violência e abuso sexual infantil

Em alusão ao Maio Laranja – Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, promoveu uma série de ações de sensibilização voltadas aos profissionais da saúde e familiares de crianças internadas nas unidades pediátricas da instituição.
A iniciativa envolveu a Clínica Pediátrica, UTI Neonatal e a UTI Pediátrica, com o objetivo de conscientizar pais, mães e cuidadores sobre os sinais de violência e abuso sexual infantil, além de reforçar o papel dos profissionais de saúde na identificação, notificação e denúncia desses casos. “Nosso trabalho é também de alerta: alertar as famílias e os profissionais sobre a importância de reconhecer sinais e agir diante de qualquer suspeita”, destacou a assistente social, Geice Cordeiro.

Durante as atividades, foram promovidas rodas de conversa com pais e profissionais para discutir formas de prevenção, sinais de alerta em crianças e adolescentes e orientações sobre canais de denúncia. Foram abordadas temáticas como a adultização precoce, o cuidado com a exposição das crianças, a importância de saber com quem elas estão e de onde vêm os presentes que recebem, além dos riscos associados à exploração sexual.
A campanha também reforçou a importância de espaços institucionais, como escolas e hospitais, na disseminação de informações sobre prevenção e enfrentamento à violência. “Divulgar e falar sobre esse tema salva vidas. Os dados são alarmantes e a maioria das vítimas ainda é do sexo feminino, com destaque para meninas negras, muitas vezes violentadas dentro do próprio lar”, complementou Geice.
Texto: Kelly Barros - Ascom/HC