Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Maio Amarelo: Detran realiza abordagem educativa na Avenida Augusto Montenegro

Condutores de veículos e ciclistas receberam orientações sobre trânsito seguro na avenida

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
22/05/2025 15h06
Abordagem educativa alertou os condutores sobre comportamento seguro no transito

Uma das avenidas mais movimentadas de Belém, a Augusto Montenegro foi o ponto escolhido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) para mais uma ação educativa da campanha Maio Amarelo. Durante a manhã desta quarta-feira, equipes do Detran e da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana de Belém (Segbel) se concentraram em frente ao Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, para abordar e orientar motoristas sobre atitudes seguras no trânsito.

A operação teve como foco os principais fatores de risco que contribuem para sinistros de trânsito: uso correto do capacete e do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade, proibição do uso de celular ao volante, atenção à travessia de pedestres e ciclistas, e a proibição da combinação entre álcool e direção.

Conhecida pelo intenso fluxo de veículos, a avenida Augusto Montenegro é um dos principais corredores de conexão entre bairros periféricos e o centro da capital, abrigando um número crescente de empreendimentos comerciais, instituições de ensino e áreas residenciais. A via também é um importante eixo do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belém.

Segundo o coordenador de Educação do Detran, Carlos Valente, a presença maciça de diferentes modais de transporte exige ainda mais atenção às normas de trânsito. “Com tanto tráfego de veículos, pedestres e ciclistas, os cuidados com a segurança viária precisam ser redobrados. Estamos aqui hoje realizando mais uma ação educativa para alertar os condutores sobre a importância do cumprimento das regras de trânsito e de atitudes responsáveis que protejam a vida. Mas essa conscientização precisa ser de todos”, reforçou.

Durante a ação, condutores e ciclistas foram abordados individualmente pelos agentes de educação, como foi o caso do zelador Alex Cardoso. Morador do bairro do Tapanã, ele utiliza a avenida diariamente para se deslocar até o trabalho e aprovou a iniciativa. “Achei muito legal essa abordagem porque é para nossa segurança e para reduzir os acidentes. Às vezes a gente sabe que não deve ter certo tipo de comportamento na via, mas acaba sendo imprudente, andando pela faixa do BRT, que é errado e pode colocar a nossa vida em risco”, reconheceu.

Outro participante da ação foi o instrutor de autoescola Jairo Neves. Motociclista experiente, ele destacou a importância da abordagem educativa, sobretudo entre os que já passaram por formação, mas esquecem as boas práticas no dia a dia. “Precisa ter sempre essas abordagens para conscientizar. Usar o capacete, a viseira baixa e a fivela é essencial. Não usar é um perigo e uma infração. Os habilitados já passaram pelas aulas e aprendem sobre as leis de trânsito, mas quando pegam a carteira, muitas vezes esquecem e acabam cometendo imprudências. Só com essa conscientização é que as pessoas podem mudar de comportamento”, avaliou.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito, para reduzir o número de sinistros e mortes nas vias. A edição deste ano traz o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, reforçando a necessidade de um trânsito mais empático, justo e seguro para todos. No Pará, o Detran promove ações educativas desde o início do mês em diversos espaços públicos e privados, incluindo escolas, empresas, instituições e vias urbanas, além da sede do órgão.

Texto: Leidemar Oliveira - Ascom/Detran