Acervo bibliográfico da Uepa poderá ser acessado no tablet e smartphone
A partir desta semana, a comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Pará (Uepa) tem disponível para consulta em tablets e smartphones todo o acervo das 21 bibliotecas da instituição. São mais de 90 mil obras e 222.125 exemplares. Para acessar o Sistema de Bibliotecas (Sibiuepa), basta estar conectado à internet.
Ao acessar a página, o usuário deve clicar na opção “Consulta ao Acervo”. O próximo passo é digitar um termo que delimite a pesquisa. No campo de busca, haverá opções de localização da obra por título, autor ou assunto. Outra maneira de filtrar a pesquisa é fazer a procura em todas as bibliotecas dos campi da Uepa ou em alguma especifica pela opção “Unidade de Informação”. Para finalizar, o usuário escolhe se a obra se trata de catálogo, enciclopédia, coleção, dissertação, dicionário, livro, gravação de vídeo e monografia, entre outros.
Além de didática, a página pode ficar com o design desejado pelo usuário. É possível alterar o idioma e as cores. A instituição tem acompanhado a evolução tecnológica, diz a diretora da biblioteca central da Uepa, Rita Almeida. “A gente tem todo o acervo da Uepa num clique do celular. Antes essas informações estavam disponíveis nos terminais de consulta in loco em cada biblioteca. Não que isso irá substituir a ida às bibliotecas, mas facilita as consultas de qualquer lugar”, enfatiza.
Em breve, a página também dará aos usuários as opções de reserva e renovação dos empréstimos feitos. O Sibiuepa integra o sistema Pergamum Mobile, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e adaptado às especificidades da Uepa.