Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

HRPL mobiliza cerca de 200 colaboradores para reforçar a segurança do paciente

A iniciativa reforça o compromisso do HRPL com a promoção de práticas seguras e de qualidade no cuidado com a população da região

Por Ascom (Governo do Pará)
19/05/2025 18h01

Com foco na melhoria contínua da assistência e na segurança dos usuários, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, realizou, neste mês de maio, uma programação especial para conscientização sobre a importância da higienização das mãos. A ação, intitulada "Pode Ser Luvas, Mas É Sempre Higiene das Mãos!", contou com dinâmicas interativas que envolveram cerca de 200 colaboradores de diferentes setores do hospital. A iniciativa reforça o compromisso do HRPL com a promoção de práticas seguras e de qualidade no cuidado com a população da região.

A quinta meta internacional de segurança do paciente, estabelecida pela Joint Commission International (JCI) e adotada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), procura reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde. Essa meta enfatiza a importância da higienização das mãos como uma medida essencial de prevenção, destacando a importância da iniciativa.

A campanha foi organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

"As práticas educativas são importantes no ambiente hospitalar para manter nossos colaboradores atualizados e em constante desenvolvimento, principalmente quando se trata das metas internacionais de segurança do paciente. Oferecer treinamentos de forma mais lúdica faz com que todos participem mais ativamente, além de fomentar a interação entre os setores, quando todos podem aprender juntos", pontuou Gustavo Silva, auxiliar administrativo do NEP.

O enfermeiro do SCIH, Wenison Costa, explica que, durante a campanha, diversos setores do hospital foram sensibilizados por meio de dinâmicas interativas, reforçando os 5 momentos da higiene das mãos, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A ação promoveu aprendizado, troca de experiências e entrega de material educativo, valorizando o engajamento dos profissionais. Mais do que uma ação pontual, a campanha fortaleceu o compromisso coletivo com a segurança do paciente e a construção de um ambiente hospitalar mais seguro e humanizado", finalizou o profissional.

Além disso, para Beatriz Leônidas, enfermeira do SCIH, "a mensagem principal foi clara e objetiva: usar luvas não substitui a higiene das mãos. Cada fricção com álcool em gel ou lavagem com água e sabão é um ato de proteção — para o paciente, para o profissional e para todos os envolvidos no cuidado. Higiene das mãos é mais do que um protocolo: é um gesto de respeito à vida", frisou.

Aprovação - O usuário Manoel Pereira de Souza, de 64 anos, elogiou o atendimento recebido no HRPL, destacando o acolhimento, a excelência do serviço e a comunicação empática, educada e respeitosa dos profissionais. “Estou muito satisfeito e me sinto seguro”, disse o jardineiro.

Reconhecimento - Neste ano, o HRPL recebeu a certificação estadual sobre "Serviços de Saúde 2025", concedida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). O reconhecimento confirma que a instituição manteve a regularidade na notificação de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), ao longo de 2024, contribuindo para o monitoramento e a prevenção de eventos infecciosos adversos no estado.

Dados - Entre janeiro e dezembro de 2024, a equipe multiprofissional do HRPL realizou 177.132 atendimentos, além de alcançar uma média de satisfação dos usuários de 97,83%.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste, integra a rede de saúde do Governo do Pará e está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 580 3291.

Texto: Pedro Amorim