Sespa e Vivo firmam parceria para o combate à Doença de Chagas
A Telefônica Vivo e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atuam em parceria na campanha de combate à Doença de Chagas. A iniciativa consiste em alertar a população sobre as formas de contágio, que pode acontecer pelo consumo do açaí que não foi higienizado corretamente. O fruto, típico da Região Norte, é muito consumido pelos paraenses.
A operadora de telefonia enviará, gratuitamente, 200 mil torpedos (SMS) para sua base de clientes no DDD 91 com orientações sobre os cuidados e dicas de prevenção da doença. A mensagem tem tom de alerta: “Açaí seguro e gostoso só após higienização por água quente a 80ºC por 10s. Assim evita Doença de Chagas. Cheque antes de adquirir. 4006-4268 SESPA e VIVO”. A parceria ainda será divulgada por meio do twitter oficial no TelefonicaBR: https://twitter.com/TelefonicaBr.
Nesta quinta-feira (10/09) será assinado o termo de cooperação e adesão ao projeto de incentivo à prevenção da doença de Chagas, marcando o início da campanha. Somente este ano, foram registrados 67 casos da doença no Pará. Em 2014 foram 156 ocorrências e 133 registros confirmados da doença no ano anterior. A parceria beneficiará também os clientes do DDD 93, com envio do alerta em 8 de outubro, e do DDD 94 em 12 de novembro.
“A iniciativa reforça o posicionamento da companhia de utilizar os recursos disponíveis para sensibilizar e mobilizar a sociedade em assuntos de grande relevância, colaborando ao oferecer instrumentos próprios para ampliar a abrangência da comunicação”, comenta a Relações Institucionais da Telefônica Vivo, Olenita Paes Barreto, que assinará o termo de cooperação junto com o secretário de Estado de Saúde, Vitor Mateus.
No Pará, a Telefônica Vivo está presente em 106 municípios (73,61% do estado), sendo 95 em 3G. Em outubro de 2013, ativou sua rede 4G em Belém e lidera no Estado nos segmentos pós com 49.69%, pós voz com 48,46%, dados com, 56,65% e M2M, 63,92%.
Durante a oficialização da parceria, estarão presentes a diretora da Vigilância em Saúde da Sespa, Roseana Nobre, e o diretor do Programa Estadual de Controle da Doença de Chagas, Luís Carlos Pereira, que estarão divulgando as ações adotadas pela Sespa no sentido de orientar os municípios com maior número de casos confirmados, como Belém, Igarapé-Miri e Ananindeua. Sespa e Vivo já realizaram campanha similar em abril de 2013, mas alusiva à prevenção da dengue. Representantes das Secretarias de Saúde de Belém e de Ananindeua, além da Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel), também foram convidados para a solenidade.