Programa PMZITO, da PM do Pará, leva mais de 500 crianças ao circo pela primeira vez
Iniciativa desenvolve ações sociais, culturais e educativas com crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social ne periferia de Belém

Mais de 500 crianças em situação de vulnerabilidade social viveram uma tarde inesquecível neste sábado (17), ao participarem de uma sessão especial de entretenimento e cultural em um circo, em Belém. A ação faz parte do programa PMZito, iniciativa da Polícia Militar do Pará que desenvolve atividades sociais, culturais e educativas com crianças e adolescentes da Região Metropolitana e do interior do estado. A ação contou com o apoio da iniciativa privada.
A visita envolveu crianças atendidas por 22 Batalhões da Polícia Militar, com o objetivo de integrar os polos do programa e proporcionar um momento de lazer, cultura e cidadania.
“A preparação desse momento começou há cerca de 17 dias. A ideia era unir todas as crianças dos projetos sociais que se desenvolveram nesses quatro meses de atuação. Hoje temos aqui mais de 500 crianças dentro do circo. Isso mostra o tamanho e o impacto que o projeto já alcançou em tão pouco tempo”, destacou o cabo Dimitry, monitor da unidade Bengui.
Segundo o policial, cerca de 90% das crianças nunca haviam tido a oportunidade de assistir a um espetáculo circense.
“Eles estão em êxtase. Muitos nunca viram um palhaço, um globo da morte, trapezistas. Essa vivência vai marcar para sempre a memória dessas crianças. É o tipo de ação que transforma vidas”, completou.

Parceria - A ação foi viabilizada com o apoio do proprietário do Circo Broadway, que cedeu gratuitamente a sessão em uma parceria com a Corporação. A colaboração entre o setor público e privado foi essencial para garantir o acesso das crianças a um ambiente seguro, lúdico e educativo.
“A Polícia Militar é muito mais do que segurança nas ruas. Ela também atua no social, mostrando para essas crianças que existe um caminho certo a seguir. Estamos dando uma resposta concreta para a sociedade: estamos presentes, cuidando, orientando e transformando realidades”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Dilson Júnior.

Durante a ação, voluntários, pais e policiais acompanharam as crianças, garantindo organização e segurança para o momento especial.
Entre as participantes, a estudante Lana Reis da Silva, de 13 anos, moradora de Benevides e integrante do programa, expressou a alegria de estar pela primeira vez em um circo.
“Essa é a primeira vez que saímos de Benevides e está sendo muito divertido. Minhas colegas da turma estão aqui e a gente adorou a parte do Homem-Aranha, do palhaço, foi muito legal”, disse. Ela também destacou as atividades oferecidas pelo programa:
“No PMZito a gente faz muitas coisas, brinca na quadra, joga vôlei, participa de atividades e aprende sobre ética, cidadania, agora temos até passeio!”.
Já o aluno João Pedro Resende se encantou com o espetáculo: “É a primeira vez que venho ao circo e foi muito legal poder assistir. Gostei muito de ver o Homem-Aranha voando. Tinha muita vontade de conhecer o circo”.
A expectativa, segundo a organização, é de que novas atividades como essa sejam realizadas com frequência, reforçando o papel transformador do projeto PMZITO e fortalecendo os laços entre a Polícia Militar e as comunidades atendidas.