Governador recebe novo cônsul de Portugal no Pará
O governador do Estado, Simão Jatene, recebeu nesta quinta-feira, 10, o novo cônsul de Portugal no Pará, Francisco Neto da Silveira Brandão, que tratou sobre a relação de proximidade entre o Pará e Portugal. O cônsul titular assume um mandado de três anos e a jurisdição do consulado vai do Acre até o Maranhão. No entanto, ele afirma que o foco será no Pará, sede do vice consulado e palco de grandes oportunidades de negócios entre ambos.
“Já tive oportunidade de conhecer o Círio de Nazaré e a rota de barco de Belém até Santarém. Sou admirador da cultura e da culinária paraense. Nós temos uma relação histórica entre Pará e Portugal com uma comunidade portuguesa muito consolidada, prestigiada e influente. Temos uma agenda proativa de interesses e acreditamos que possamos descobrir grandes oportunidades de investimentos”, comentou Francisco Neto da Silveira Brandão.
A proximidade entre o Pará e Portugal aumentou desde a inauguração do vôo direto na rota Belém-Lisboa, gerenciada pela TAP Portugal. Em um ano de funcionamento, já foram realizados 272 voos com mais de 27 mil passageiros. Para Francisco Neto, isto representa um sinal positivo no fortalecimento da relação entre povos.
“O nosso vôo direto daqui até Lisboa pode ser um divisor de águas, pois temos uma comunidade portuguesa muito bem consolidada aqui. Por meio dos vôos diretos, das linhas marítimas, a proximidade dos portos do Pará com o canal do Panamá e a articulação que Portugal tem com porto de Sinos é fundamental para o fluxo de negócios. O vôo direto vai permitir ao trazer os passageiros, trazer também investidores de lá para cá e também do Pará para Portugal”, detalha o cônsul.