Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Ações das Bases Integradas Fluviais contribuem para a desarticulação de crimes praticados nos rios do Pará

Em quatro meses mais de 80 ações de fiscalização foram realizadas com abordagem à 781 embarcações e apreensão de mais de 500 quilos drogas

Por Roberta Meireles (SEGUP)
17/05/2025 16h11

Para garantir o enfrentamento aos desafios relacionados à segurança, a exemplo do tráfico de drogas, ilícitos ambientais e a criminalidade em geral, na vasta malha fluvial do Pará, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), segue garantindo investimentos contínuos e o fortalecimento das ações de segurança nos rios por meio das Bases Integradas Fluviais, instaladas nas regiões do Marajó e Baixo Amazonas. 

Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, as bases fluviais são investimentos fundamentais dentro da estratégia de segurança pública para os rios do estado, visto a dimensão territorial que o Pará possui.

“Costumo dizer que nossos rios são nossas ruas, e certamente pela vasta extensão deles, muitas rotas de acesso a outros estados, assim como outros municípios paraenses são pela malha fluvial, inclusive essas rotas também se tornam um corredor para grupos criminosos fazerem escoamento de drogas e outros ilícitos nos meios de transportes fluviais”, pontuou. 

Estratégias

O Secretário de segurança acrescenta ainda a importância do monitoramento de áreas e estratégia de ações em pontos específicos. “A partir dos levantamentos de inteligência e todo o monitoramento realizado pelo sistema de segurança pública em relação a áreas utilizadas para a prática de crimes, nós instalamos Bases Fluviais em pontos estratégicos nos rios do Pará, e a partir delas, atuamos diuturnamente com ações integradas entre as forças de segurança e órgãos de fiscalização para coibir todo tipo de crime que possa ocorrer nessas regiões, e principalmente o tráfico de drogas que também utiliza os rios como rotas para o escoamento de entorpecentes vindo de outros estados, seja para abastecer o comércio ilegal no Pará ou como passagem para seguir para outros estados e até mesmo paises.  Então, todos os investimentos e ações reforçam que temos atuado muito fortemente no combate a esses crimes e na desarticulação de grupos criminosos. Inclusive, com a terceira base fluvial já com mais de 65% das obras concluídas para ser instalada entre Abaetetuba e Barcarena e assim completar a estratégia das bases no estado, reforçando ainda mais o combate ao crime”, afirmou Ualame. 

Outra atribuição importante para as ações, é o monitoramento por meio de tecnologias, como drones e sistemas de sonar que auxiliam no mapeamento de rotas e embarcações para realizar o patrulhamento a partir de informações levantadas previamente, aumentando a eficiência das ações fluviais. Os resultados são atestados pela produtividade registrada no primeiro quadrimestre de 2025, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), nesta quinta-feira (15). 

Produtividade Bases Fluviais -  No primeiro quadrimestre de 2025, as ações das Bases Fluviais ‘Antônio Lemos’, instalada na margem direita do Rio Tajapuru, em Breves no Marajó e a  ‘Candiru’, instalada no Rio Amazonas, em Óbidos no Baixo Amazonas, resultaram na apreensão de mais 500 kg de drogas, já periciados. Também foram apreendidos 850 kg de papel picado com cocaína impregnada que está sob perícia. Além de 770 kg de pescado e 470 m³ de madeira apreendidos.  

As ações também resultaram em 13 prisões em flagrante e 11 cumprimentos de mandados judiciais, além da apreensão de 6 armas de fogo e 5 aparelhos celulares. E ainda a recuperação de 5 veículos com restrição de roubo ou furto e a apreensão de duas embarcações. 

Também foram realizadas 781 abordagens a embarcações e 37.426 abordagens a pessoas que utilizam os meios de transportes marítimos.

Mais apreensões - A primeira quinzena do mês de maio também já apresenta resultados significativos, a exemplo das apreensões de drogas, que em uma semana foram apreendidas mais de 1 tonelada nas ações da Base ‘Antônio Lemos’, e ainda cerca de 40 quilos na Base Candiru. As ações seguem, a fim de garantir a segurança nas regiões e a desarticulação de práticas ilícitas. 
 
Proximidade com a população 

As Bases Fluviais instaladas em pontos estratégicos também garantem a aproximação das forças de segurança com a população que reside nas áreas ribeirinhas, promovendo, cada vez mais, a sensação de segurança e confiabilidade no trabalho que é realizado diariamente pelos agentes. Além de garantir uma parceria para o recebimento de informações que contribuam com investigações e combate à criminalidade nas áreas.