Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Modelo Rural destaca trabalho da Emater na Exposição Feira Agropecuária de Castanhal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/09/2015 14h15

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) integra a programação da 47ª Exposição Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), e estará presente no evento com mais de 20 técnicos e também por agricultores familiares assistidos pelo órgão, que participam das exposições e tem a oportunidade de comercializar seus produtos no Modelo Rural, que reúne os espaços temáticos "Farmácia Viva", "Horta em Pequenos Espaços", "Apicultura", "Hidroponia", "Piscicultura", ”Artesanato” e “Culinária”. Nesta quarta-feira, 9, o presidente da Emater, Paulo Amazonas Pedroso, percorreu os três mil metros quadrados que servem como vitrine para as atividades da Empresa.

O espaço “50 anos de Extensão Rural”, que abrange o estande Museu da Extensão Rural, conta a história do órgão por meio de fotos, publicações técnicas e equipamentos antigos usados no cotidiano dos extensionistas. Para o presidente da Emater, o Modelo Rural é antes de tudo um grande projeto de divulgação da atividade extensionista no Pará, e de modo representativo, homenageia os produtores e servidores da empresa. Receberam placas alusivas aos 50 anos da Emater, durante a cerimônia aberta pelo presidente, o agricultor familiar Raimundo Gomes da Silva, da agrovila Iracema, de Castanhal, um dos pioneiros entre os assistidos pela Emater, e os servidores Isaac Vieira Romário (do setor administrativo) e Maria Hassegawa (do setor social), além dos engenheiros agrônomos Manoel Moura Melo (já aposentado) e João Maurício de Queiroz Freitas (responsável técnico pelo Modelo Rural).

O engenheiro agrônomo Edilberto Sanchez Marcuartu, chefe do escritório local da Emater em Castanhal, destacou que o Modelo Rural, além de mostrar as diversas faces das cadeias produtivas ao público, reforça a importância da agricultura familiar, principalmente junto aos jovens, que tem participado intensivamente da da programação. A Expofac vem recebendo diversas caravanas de escolas. Os alunos recebem informações durante as programações lúdico-pedagógicas conduzidas pelas equipes multidisciplinares da Emater no Modelo Rural, com destaque os mais de oitenta estagiários envolvidos nas exposições, além de jovens que se apresentam no espaço cultural com performances de dança.

“O Modelo Rural tem estimulado os agricultores para a viabilidade e possibilidade de acesso a algumas tecnologias, mostrando que as propriedades familiares podem se tornar negócios sustentáveis”, reforça Marcuartu.