Museu do Estado apresenta "Valsas Brasileiras"
Um dos ritmos mais festejados pela cultura nacional está no show “Valsas Brasileiras”, do músico Salomão Habib, que integra a programação deste mês da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A apresentação é nesta sexta-feira, 11 de setembro, às 20h, na Sala de Artes, do Museu do Estado do Pará (MEP).
Durante o concerto, o violonista vai executar peças originais para violão solo de compositores como Villa Lobos, Dilermando Reis, Sebastião Tapajós e Tó Teixeira; músicas do repertório popular brasileiro, de autores consagrados como Edu Lobo, Sivuca, Chico Buarque, entre outros, transcritas para violão pelo violonista. As composições de "Suítes", parte do trabalho autoral de Salomão Habib, e que já foi executado nos cinco continentes dentro do projeto Worldwide Guitar Connection, também integram o repertório da apresentação.
Salomão explica que a Valsa foi escolhida por representar o romantismo e a poesia musical mais pura. “O universo musical contém centenas de formas e gêneros oriundos das manifestações do espírito de regiões diversas do planeta, que constroem sua identidade estabelecendo nela um ritmo próprio. Mas, é sem dúvida, a Valsa quem embala o sonho, o romantismo e a poesia musical mais pura”, ratifica.
O gênero
A valsa chegou ao Brasil por volta da década de 1830, seguindo o modelo europeu. A partir de 1870, quando surge o choro, os músicos brasileiros passam a imprimir novas características às composições. Dessa forma, a valsa tornou-se um gênero da música popular. Entre os primeiros compositores de valsas estão Alfredo da Rocha Viana, pai de Pixinguinha, e Ernesto Nazareth.
Aos poucos, a valsa passou a ser considera uma forma de canção sentimental. A partir de 1920, o cinema trouxe a moda das valsas americanas e alguns anos depois, o ritmo passou pela fase de maior brilho com o sucesso de duplas de compositores, como Francisco Alves e Orestes Barbosa. Com isso, até meados da década de 1940, todos os compositores famosos tinham valsas entre suas obras: Pixinguinha, Ary Barroso, Joubert de Carvalho, Lamartine Babo, Custódio Mesquita e muitos outros.
Serviço: Concerto “Valsas Brasileiras”, com o músico Salomão Habib.
Sexta-feira, 11, às 20h, na Sala de Artes, do Museu do Estado do Pará (MEP), no Palácio Lauro Sodré, Praça D. Pedro II, s/n, Cidade Velha.
Informações: 4009 9812 e 4009-9331.