Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Usina da Paz chega a Benevides com estrutura moderna e serviços gratuitos para a comunidade

Nova UsiPaz fica no Murinim e chega com equipamentos de ponta e espaços estruturados

Por Matheus Rocha (SEAC)
15/05/2025 16h38

O município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, passará a ter, a partir desta sexta-feira (16), uma nova referência em serviços e geração de oportunidades para a população, com a chegada da nova Usina da Paz. Esta será a 13ª unidade do projeto, referência nacional na promoção da cidadania e no enfrentamento à violência, entregue pelo Governo do Pará.

Com estrutura moderna, a nova UsiPaz Benevides chega para transformar a vida de milhares de moradores da região, com a oferta de mais de 70 serviços gratuitos em áreas fundamentais para a transformação social.

Localizado na Avenida Martinho Monteiro, no distrito do Murinim, o novo complexo de cidadania estadual chega com equipamentos de ponta e espaços estruturados, voltados para a realização de atividades de educação, cultura, esporte, assistência social, capacitação profissional e atendimentos na área da saúde e cidadania.

Para os moradores do entorno, a expectativa para a entrega da nova Usina é alta, como afirma a comerciante Maria Perpétua Moreira, que mora bem em frente ao novo equipamento público. 

“A nova Usina vai melhorar muito a nossa vida. Vai ser uma coisa muito boa, não só para o povo de Benevides, mas também para Benfica, Santa Maria e aqui do Murinim (distrito). Eu e meu marido somos idosos e, muitas vezes, temos dificuldades de sair daqui para ir ao posto médico, então temos esperança de que seremos muito bem-vindos neste lugar, assim como toda a população”, declarou a moradora.

"A entrega da Usina da Paz em Benevides representa um passo muito importante no compromisso que o Governo do Estado tem com a transformação social. Este espaço representa esperança, cuidado e investimento nas pessoas. Um lugar onde sonhos vão se tornar realidade, com acesso gratuito à educação, à cultura, ao esporte, à cidadania e à dignidade. É com muito orgulho que vemos Benevides receber esta estrutura, que vai impactar positivamente a vida de milhares de famílias", disse a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Segurança Pública - A nova Usina da Paz também será um importante instrumento no enfrentamento à violência, como destaca o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Ualame Machado. 

“Na segurança pública, é fundamental o policiamento, porém, mais que isso, é importantíssimo também que o Estado esteja sempre presente junto à população. A Usina da Paz de Benevides certamente irá trazer os mesmos resultados que as outras usinas já instaladas no Pará, com redução da criminalidade, com inclusão das pessoas e com geração de emprego e renda, para que a gente possa, cada vez mais, dar segurança à nossa população. Certamente, Benevides viverá um novo tempo”, destacou o titular da Segup. 

Usinas da Paz - As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Estado para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis do Estado. 

O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, com a entrega da primeira Usina da Paz, os complexos de cidadania já garantiram mais de 9,3 milhões de atendimentos. 

Atualmente, 12 Usinas já estão em pleno funcionamento, em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem); nos municípios de Ananindeua, Marituba e Castanhal, na Região Metropolitana; Abaetetuba, no Baixo Tocantins, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.

Somente em 2025, o Estado já realizou as entregas das Usinas da Paz de Castanhal, Marabá e Abaetetuba, beneficiando diretamente mais de 616 mil pessoas.

Mais Usinas - Outras 24 novas UsiPaz seguem em construção, nas cidades de Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda Usina), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci.