Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto de leitura de escola estadual incentiva o pensamento crítico dos estudantes para o Enem

'Bora Ler: Conhecendo os Pensadores’ desperta o prazer pela leitura e pela reflexão sobre assuntos essenciais para a formação intelectual e social dos discentes

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
15/05/2025 15h17

A Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, em Icoaraci, distrito de Belém, está investindo no desenvolvimento de seus estudantes por meio do Projeto ‘Bora Ler: Conhecendo os Pensadores’. Essa iniciativa desperta, nos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, o prazer pela leitura e pela reflexão sobre assuntos essenciais para sua formação intelectual e social, contribuindo inclusive para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A atividade consiste na apresentação de um projeto em sala de aula, na qual cada estudante deverá escolher um pensador, filósofo ou educador para estudar. Em seguida, é realizada uma pesquisa sobre a biografia do autor escolhido. Com base nessa pesquisa, os alunos deverão preparar uma apresentação utilizando recursos como slides, podcast ou vídeo. Por fim, deverão aplicar uma citação do pensador selecionado em uma redação no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), integrando as ideias do autor ao tema proposto.

“O meu pensador foi Jean-Jacques Rousseau e o que aprendi durante esse projeto é que conhecer os filósofos e pensadores, como o Rousseau, foi muito importante para mim, pois agora consigo perceber que esse conhecimento é fundamental não só para a redação do Enem, mas também para a nossa vida cotidiana. Ao longo da vida, vamos aplicar os ensinamentos desses pensadores de diversas formas”, conta Ianderson Daniel, estudante.

Sob a orientação da professora Helioneth Lisboa, o projeto proporciona uma imersão no universo dos grandes pensadores, filósofos e educadores, com destaque para aqueles frequentemente mencionados no Enem.

“O Projeto Bora Ler, desenvolvido pela Sala de Leitura em parceria com professores de Ciências Humanas e Sociais, envolve cinco turmas das 3º séries do Ensino Médio. Iniciado em abril, com orientações aos alunos, o projeto prevê apresentações durante o mês de maio. A proposta é que os estudantes pesquisem a biografia, obras e citações de pensadores citados em redações nota mil do Enem, analisando seu uso como repertório sociocultural. A culminância será no dia 30 de junho”, destaca Helioneth Lisboa, especialista em Língua Portuguesa, responsável pelo desenvolvimento do projeto ‘Bora Ler’ na sala de leitura.

Durante as atividades, os estudantes conhecerão a vida e a obra de pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Marx, Foucault, Arendt, Beauvoir, Weber, Locke, além de sociólogos como Elias, Bourdieu, Giddens, Habermas e Bauman. O projeto também valoriza contribuições brasileiras, como a de Lélia Gonzalez, fortalecendo o repertório dos alunos e promovendo reflexões sobre questões sociais do Brasil.

“O projeto é muito importante para mim, pois resgata clássicos da literatura que muitas vezes caem no esquecimento, especialmente com a presença da tecnologia. Ele desperta nos estudantes o desejo de ler, incentivando-os a se afastar um pouco da era digital. O Bora Ler é fundamental por nos proporcionar o contato com livros e filósofos, além de ampliar nosso repertório social”, disse Miqueias Sampaio, estudante.

A Escola Estadual Jorge Lopes Raposo acredita que formar estudantes críticos e reflexivos contribui para a construção de cidadãos mais preparados e conscientes dos desafios do Brasil e do mundo. O Projeto ‘Bora Ler’ é uma oportunidade de preparação para o Enem e de incentivo ao protagonismo e à transformação social, além de contar com o apoio da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 10 e de toda a equipe escolar da unidade.