Tomógrafo de alta performance amplia qualidade dos exames na Policlínica Carajás
Com mais de 380 atendimentos em pouco mais de um mês, o equipamento alia alta tecnologia à precisão de diagnósticos, no cuidado humanizado
A saúde pública do Pará segue avançando com tecnologia, cuidado e humanização. Na Policlínica Carajás Miguel Chamon, em Marabá, o serviço de tomografia computadorizada tem auxiliado o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças, contribuindo para condutas médicas mais assertivas e redução do tempo de espera dos pacientes.
Yuri Castro, 23 anos, morador de Abel Figueiredo, na região de Carajás, foi encaminhado para exame de tomografia na Policlínica após sofrer uma queda grave. “Bati a cabeça feio e fui atendido na minha cidade, mas o médico pediu uma tomografia pra ter certeza de que estava tudo certo. Aqui fui bem atendido, o exame foi rápido e me deu segurança”, contou o jovem.
Desde a entrega da Policlínica, em abril, mais de 380 exames de tomografia já foram realizados na unidade do Governo do Pará. O equipamento moderno permite a realização de exames de crânio, tórax, abdômen e membros com alta definição, oferecendo imagens detalhadas que proporcionam uma visão ampla e precisa da condição clínica dos pacientes.
Outra beneficiada pelo serviço foi Rose Silva, de 47 anos, moradora de Marabá. Ela foi encaminhada para realizar tomografia de abdômen na instituição. “O espaço do exame é muito confortável, o equipamento é novinho e tudo foi rápido. Esse exame vai ajudar a descobrir a causa de uma dor no abdômen que sinto às vezes”, contou.
Tecnologia de ponta
A Policlínica Carajás, sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conta com tomógrafo de última geração, capaz de produzir cortes finos e imagens tridimensionais de alta resolução, que resulta em diagnósticos precisos e ágeis, sem necessidade de repetição dos exames.
“O equipamento tem alta performance e oferece imagens extremamente detalhadas, fundamentais para decisões médicas seguras, tanto em situações de urgência quanto em casos programados. Sua tecnologia também reduz a exposição à radiação, aumentando a segurança do paciente”, explicou Glícia Kalena, coordenadora de radiologia da unidade.
Segundo ela, a tomografia é essencial no diagnóstico de traumas, dores abdominais, infecções, doenças pulmonares, neurológicas e cardiovasculares, entre outras condições. “Com essa ferramenta, conseguimos identificar alterações internas com maior clareza, agilizando o tratamento e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, explicou Glícia.
Além da alta qualidade na imagem, o equipamento também se destaca pela velocidade na realização dos exames. "O tomógrafo é rápido e eficiente. Em poucos minutos, conseguimos concluir o exame e liberar o paciente, o que otimiza muito o fluxo assistencial e reduz o tempo de espera", destacou Glícia Kalena.
Na área de diagnóstico, a Policlínica disponibiliza uma ampla variedade de exames, somando mais de 25 tipos diferentes. Entre eles, destacam-se os exames laboratoriais e de imagem, como tomografia computadorizada, ultrassonografia (com e sem doppler), radiografia, eletrocardiograma e ressonância magnética. A diversidade e a qualidade dos serviços oferecidos reforçam o compromisso da unidade com um atendimento ágil, preciso e humanizado.
Regulação – Os atendimentos da Policlínica são regulados pela Central Estadual de Regulação, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar uma Unidade Básica de Saúde em seu município. Após avaliação, o profissional de saúde fornecerá o encaminhamento necessário. Em seguida, o paciente deve apresentar o documento de encaminhamento e seus dados pessoais à Secretaria Municipal de Saúde, que fará o cadastro e o agendamento no Sistema Estadual de Regulação.
Abrangência: A unidade está equipada para atender à população dos municípios da região, como Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.