Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Acordo de cooperação técnica avança em proteção a mulheres e meninas no Pará

O acordo entre os órgãos estaduais visa garantir ações de conscientização e enfrentamento à violência de gênero no Pará

Por Roberta Meireles (SEGUP)
14/05/2025 23h01

Na manhã desta quarta-feira (14), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado de Justiça, realizou a solenidade para assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a criação da Rede Paraense de Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. A cerimônia foi realizada na sede da Semu, em Belém.

A titular da Secretaria Estadual das Mulheres, Paula Gomes, enfatizou a extrema satisfação, em nome da Semu, por serem os proponentes de um projeto pioneiro no Brasil, que conta com o apoio de diversas instituições parceiras, a exemplo do Fundo de População das Nações Unidas, aliado no fortalecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da proteção de mulheres no Pará.

“O ACT tem como objetivo desconstruir normas sociais que naturalizam condutas violentas. Nesse sentido, promover o engajamento dos homens e inseri-los ativamente neste processo é algo extremamente enriquecedor. O enfrentamento e a prevenção da violência só avançarão verdadeiramente quando passarmos a tratar as causas dos problemas, e não apenas as consequências. Por isso, fazemos um balanço muito positivo deste momento. Nosso próximo passo é ampliar o alcance do projeto, levando-o ao maior número possível de municípios, para que a sociedade se torne, cada vez mais, consciente e preparada para enfrentar a violência que, infelizmente, atinge um número crescente de mulheres em todo o Brasil”, afirmou a secretária.

O acordo também é composto por órgãos de segurança pública, que atuam com ações de prevenção e combate a crimes contra mulheres e meninas no Pará. Presente na assinatura do acordo, o titular da Segup, Ualame Machado, destacou o compromisso do sistema de segurança pública na proteção das mulheres. “É um prazer estar aqui na Secretaria Estadual da Mulher, podendo assinar este ACT em colaboração com vários órgãos, dentre eles o sistema de segurança, e aqui poder ratificar o nosso compromisso na proteção e defesa de todas as mulheres do nosso Estado. Para nós é um prazer poder fazer parte deste processo, podendo contribuir, cada vez mais, na diminuição dos índices de crimes contra mulheres e garantindo a elas todos os direitos que lhes são devidos.”

Rede Paraense – O projeto da Rede Paraense de Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que iniciou com qualificações em 2024, visou capacitar homens para que se tornem agentes multiplicadores dos direitos das mulheres, disseminando a masculinidade positiva. Hoje, com a assinatura do acordo de cooperação, a rede foi lançada para desenvolver ações em todo o estado. A rede terá um grupo gestor, com a participação de órgãos e também dos multiplicadores, para que sejam desenvolvidas ações sobre masculinidade ao longo do ano e, ainda, para que se trabalhem ações de prevenção contra a violência praticada por homens contra meninas e mulheres, a fim de reduzir, cada vez mais, a violência contra mulheres em todo o Pará.

“O ato de hoje representa um marco importante no combate à violência contra a mulher e na conscientização dos homens sobre o papel que desempenham, ao lado das mulheres, na construção de um mundo melhor, livre de violência. Para que isso aconteça, é fundamental que eles compreendam sua responsabilidade na promoção da harmonia e na construção de uma convivência mais pacífica. Nesse contexto, o Estado se coloca à frente desse projeto inovador, que pode se expandir para outras regiões do Pará, contribuindo para uma comunidade mais consciente, justa e harmoniosa”, explicou Larissa Machado, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência de Gênero.