Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'RIOS SEGUROS'
English Version

Polícia Militar apreende quase 50 kg de entorpecentes no Porto de Juruti

Com a parceria da Base Fluvial Integrada Candiru, policiais militares encontraram a droga na bagagem de um passageiro de uma embarcação que navegava pelo oeste paraense

Por Ascom (Governo do Pará)
14/05/2025 16h28
Parte da droga apreendida na Operação Rios Seguros

Durante a Operação Rios Seguros, na manhã desta quarta-feira (14), militares da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM) prenderam um homem que carregava 48,518 quilos de entorpecentes, no Porto de Juruti, município da Região de Integração Baixo Amazonas, no oeste paraense.

A Operação Rios Seguros, articulada pelo Departamento-Geral de Operações (DGO) e pelo Comando de Policiamento Regional I, sob a responsabilidade da 28ª CIPM, tem se destacado no combate à criminalidade na região. Voltada à repressão a ilícitos penais, especialmente ao tráfico interestadual de entorpecentes, a Operação é realizada em parceria com a Base Fluvial Integrada Candiru, investimento estratégico do Governo do Pará para fortalecer a segurança pública na malha fluvial. A Base funciona no Rio Amazonas, município de Óbidos.

“Com o investimento do governo do Estado na implementação da Base Candiru foi observado um desvio na rota do tráfico para Juruti, tornando imprescindível a intensificação das abordagens em embarcações que operam no trajeto Manaus (AM)-Juruti, reforçando o compromisso das forças de segurança com a proteção da população ribeirinha e a integridade das vias fluviais”, informou o 1º tenente Fuziel.

Combate ao tráfico - Durante a abordagem à embarcação, os policiais encontraram na bagagem de um passageiro 848 gramas de substância similar à pedra de oxi e 47,670 kg de outro material, semelhante ao skunk. O suspeito foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

A Operação demonstra a determinação do governo do Estado, por intermédio da Polícia Militar, em combater o tráfico de drogas na região, proporcionando bem-estar e segurança à população.

Texto: Ronald Santos - Ascom/PM