Guamá comemora entrega da Escola Estadual de Tempo Integral Paulo Maranhão em Belém
Com a nova unidade, Governo do Pará alcança a 170ª unidade escolar entregue totalmente reconstruída e à disposição da rede escolar pública estadual
A educação pública paraense segue avançando com investimentos concretos que reforçam o trabalho e o compromisso do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). São obras, programas e iniciativas que potencializam os resultados de estudantes e professores na rede estadual. E, nesta quarta-feira (14), foi a vez da comunidade escolar do bairro do Guamá celebrar a reconstrução da Escola Estadual de Tempo Integral Paulo Maranhão, em Belém.
“Foram 12 anos de espera por esse momento e, hoje, a comunidade escolar tem uma escola linda, estruturada, uma escola que é uma referência para a educação pública do nosso Estado. E se a escola deu um salto no Ideb 2023, imagina agora, com essa estrutura, eu tenho certeza que a Escola Paulo Maranhão vai disputar ser o melhor Ideb do Pará. Vamos mostrar que agora é uma nova escola, um novo ambiente, mas que tem os mesmos professores preparados e qualificados que a Paulo Maranhão se orgulha de ter. Essa é uma escola de tempo integral. E, com essa, chegamos a 170 escolas novas ou reconstruídas e estamos dando um salto no tempo integral para que a gente possa implementar uma educação cada vez de melhor qualidade”, disse o governador do Pará, Helder Barbalho.
Ao todo, foram investidos R$ 8,3 milhões, na obra da unidade, que tem a capacidade de atender 400 estudantes do 6º ao 9º anos do ensino fundamental na modalidade de tempo integral. A unidade totalmente preparada para estudantes, professores e demais servidores, tem 15 salas de aula; laboratório de ciências; sala de informática; sala de leitura; sala multimídia; Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE); quadra de esportes; auditório; salas da direção, vice-direção e professores; secretaria; arquivo; copa; depósito; refeitório; banheiros feminino, masculino, além de banheiro para Pessoas com Deficiência (PCDs).
A Seduc compreende o ensino integral como um grande benefício para os estudantes, que podem ter maior qualidade de tempo para o compromisso com os estudos. É o que reforça o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares. "Esse é um modelo que melhora muito o aprendizado dos estudantes, garantindo maiores oportunidades de desenvolvimento pessoal e realização de seus projetos de vida", disse.
"Não é só ter mais tempo na escola; é contar com um suporte pedagógico robusto, com milhares de projetos, clubes e outras ações que potencializam o processo de ensino. Além disso, os estudantes do ensino integral geram maiores vínculos com a escola, o corpo docente e outros estudantes, fortalecendo o pertencimento e, consequentemente, aprendendo mais”, destacou Rossieli.
Para a diretora da escola, o momento é de gratidão pela valorização da comunidade escolar. “Esse momento representa uma grande conquista, não somente para mim, mas para todos os alunos, familiares, funcionários e para a comunidade. Eu sinto orgulho e gratidão pela reconstrução da nossa escola. Como gestora, acompanhar de perto todo esse processo de transformação da escola e poder entregar um espaço mais confortável, modernizado e acolhedor para a nossa comunidade é muito gratificante”, comentou Roberta Purcell.
A estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, Sofia Pires, afirma que a nova estrutura da escola incentiva ainda mais os estudos. "Eu achei bonita a escola, pintada, com plaquinhas de identificação, bem diferente de como estava antes com poeira. Para mim, o que mais me chama a atenção são os laboratórios. Estou ansiosa para ter aulas. Acredito que isso nos incentiva a querer estudar mais, dá vontade de vir”, compartilhou.
Já para o estudante Fábio Nicolas Maciel, do 9º ano do ensino fundamental, é ótimo ver a escola reconstruída. Fábio foi escolhido para representar a comunidade escolar com uma carta de agradecimento. “Ver nossa escola novinha significa muito. É um sucesso porque essa escola já teve outras obras, mas essa entrega é uma conquista, nós merecemos muito. Eu acredito que a escola, do jeito que está, toda reconstruída, com salas de aula refrigeradas, sala de informática, biblioteca e sala de ciências, nos incentiva a estudar ainda mais. Estamos todos felizes e precisamos cuidar da escola para mantê-la nova”, enfatizou o aluno.
Ensino integral - As escolas estaduais de ensino integral mantêm jornada de 9 horas diárias e 45 horas semanais ou 7 horas diárias e 35 horas semanais. A Seduc observa que a jornada integral proporciona mais recursos para o desenvolvimento do estudante, a fim de formar indivíduos autônomos, solidários e competentes. As escolas com jornada integral também garantem aos estudantes três refeições diárias (almoço e dois lanches).
Para 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetivou mais 49 unidades que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 161 escolas com esse modelo pedagógico.
Além do aumento no número de escolas, o impacto positivo dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. Um resultado que reflete o compromisso do Estado em proporcionar mais oportunidades aos estudantes, com o acesso a uma educação integral de qualidade.
Com a expansão na rede escolar, o Pará consolida um modelo de educação que busca equidade e excelência, garantindo que mais estudantes tenham acesso a uma formação educacional integral que prioriza diversas áreas do conhecimento e o desenvolvimento humano.