Emater mostra atividades na Expoalta em Altamira
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a partir de seu escritório regional de Altamira, no sudoeste paraense, apresenta até este domingo,13, algumas atividades para o público visitante da 37ª Exposição e Feira Agropecuária de Altamira - Expoalta, aberta no último dia 5, no Parque de Exposições da cidade.
Segundo o supervisor regional da Emater em Altamira, médico-veterinário Almir Vasconcelos Uchôa Segundo, com a presenção do órgão na Expoalta, "o público da feira passa a conhecer algumas das atividades que a Emater desenvolve junto aos agricultores familiares da região", disse. Entre as atividades estão as culturas de criação de animais, horticultura e fruticultura.
Um dos destaques da exposição tem sido a representação de tanque cavado com sistema de areação por gravidade (oxigenação da água sem uso de energia), com espécies como o pirarucu e a tambatinga (misto de pirapitinga com tambaqui). Outros espaços de grande procura sáo de produção de hortaliças pelo método da hidroponia (cultivo sem uso de solo), e a utilização de um sistema alternativo para a produção de folhosas com reaproveitamento de material e uso de pequenos espaços.
Os produtos expostos ressaltam o potencial agrícola do município, que tem como grandes expressões a pecuária de corte e o cacau. Durante a feira, a Emater também está orientando aos agricultores familiares sobre a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).