Gibis incentivam leitura em bibliotecas escolares
Na próxima segunda-feira, 14, o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc PA) completará dez anos de funcionamento voltado para o atendimento de comunidades escolares em Belém e interior do Estado, a partir de bibliotecas em espaços de aprendizagem. Para marcar a data, a coordenação do Siebe realiza uma campanha da arrecadação de gibis (histórias em quadrinhos) na sede da Seduc PA, na Rodovia Augusto Montenegro, para posterior repasse às bibliotecas das escolas.
Comandada pela coordenadora do Siebe, bibliotecária Arilene Piedade, a campanha conta com caixas coletoras de gibis nos andares da sede da Secretaria de Educação. Funcionários e visitantes do prédio têm contribuído com a campanha, que têm incentivadores como o poeta, escritor e arte educador Antônio Juraci Siqueira. Ele e outros educadores da Seduc desenvolvem atividades de incentivo à leitura nas escolas de Belém e em municípios do interior do Estado. Entre as ações do Siebe está a participação dos eventos educadores na Feira Pan-Amazônica do Livro, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), incluindo a gestão sobre o sistema de crédito a professores para aquisição de livros na Feira, o Credlivro.
Leitura é vida
“Um super-herói e um outro personagem de gibi só ganham vida quando alguém lê a revista. Se alguém repassa o gibi que leu para uma outra pessoa ler, o super-herói e o personagem vão continuar a ter vida. Livros e revistas não devem ficar fechados, parados”, afirma Antônio Juraci Siqueira.
Poeta e trovador, Juraci percorreu cada dos setores da Seduc, incentivando a doação. O escritor lembra que os gibis fizeram parte de suas primeiras leituras, dentre eles "Tico-Tico", "Tarzan", "Mandrake", "Fantasma" e muitos outros que diz ter lido quando criança no município de Afuá.
“Torne a infância alegre e bela / doe gibis a uma criança / que a leitura é uma janela aberta para a esperança!”, diz Juraci em uma das trovas que fez para os dez anos do Siebe.
Na segunda-feira, 14, a campanha prossegue com troca de experiências relacionadas a práticas de incentivo à leitura em escolas e comunidades, como a contação de história, dramatizações, números musicais, palestras e outros eventos.