Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Centro de Ciências e Planetário do Pará participa da 23ª Semana Nacional de Museus

Programação será realizada gratuitamente, de quarta-feira, 14, até sábado, 17.

Por Monique Hadad (UEPA)
12/05/2025 14h36
O aparelho planetário permite visualizar o céu, incluindo estrelas, planetas e outros objetos celestes.

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) é uma das instituições que integram a 23ª Semana Nacional de Museus, que, em 2025, traz como tema: "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação". A programação do CCPPA será gratuita, de 14 a 17 (quarta-feira até sábado), e inclui sessões de cúpula, visitação ao Centro de Ciências, exposição em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, lançamento do VIII Concurso Ciência e Arte, contação de histórias e abertura do projeto "Astrociência: Meninas nas Ciências no Pará". 

A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa anual promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio, para valorizar os museus brasileiros e fortalecer sua conexão com a sociedade. Conforme o diretor do CCPPA, professor José Roberto Silva, a participação no evento já é tradição. "É com muita satisfação que organizamos nossa programação para compor a Semana Nacional de Museus, pois promovemos a integração de tais atividades com a sociedade paraense, envolvendo Astronomia e ciências", ressalta.

O público poderá acessar o Centro de Ciências, de forma gratuita, na quarta-feira (14) e sábado (17).

Conforme a pedagoga do CCPPA, Alice Sousa, a inserção do Planetário na Semana Nacional de Museus fortalece a rede museológica, aumenta a sua visibilidade e promove o engajamento da comunidade local com a ciência. "O CCPPA, como museu de ciência e tecnologia, desempenha um papel importante na educação, inovação e preservação do conhecimento em um mundo em constante evolução", destaca.

No Planetário do Pará, as atividades vão iniciar às 9h30 desta quarta-feira, 14, com mesa de abertura, seguida pelo lançamento do VIII Concurso Ciência e Arte – Modalidade Astrofotografia, e com a realização de sessão de cúpula às 11h. A partir das 15h do dia 14, será desenvolvida sessão de cúpula, visita aberta ao Centro de Ciências e contação de histórias voltada ao público infantil, na brinquedoteca do CCPPA, com a participação de Ludimila Maia. 

Sessão de cúpula será uma das atrações durante a participação do CCPPA na 23ª Semana Nacional de Museus.

Segundo Alice Sousa, a atividade de contação de histórias foi concebida para integrar as crianças pequenas ao universo do Planetário do Pará, de forma lúdica e acessível. "Reconhecendo a importância de atividades específicas para essa faixa etária, o planejamento da contação de histórias visou atender diretamente o público infantil, que frequentemente visita o CCPPA", afirma.

Alice explica que a contação de histórias para a primeira infância representa uma atividade de grande significado para o desenvolvimento infantil. "Nesse ambiente lúdico, as narrativas despertam a imaginação e a criatividade das crianças, ao mesmo tempo, em que enriquecem seu vocabulário e aprimoram suas habilidades de comunicação. Além disso, a exposição a diferentes temas e personagens promove a empatia e auxilia na compreensão do mundo ao redor".

Programação 

O destaque da programação da quinta-feira, 15, está para a abertura do projeto de extensão "Astrociência: Meninas nas Ciências no Pará", que ocorrerá às 14h30. Voltado a estudantes matriculadas no ensino regular de escolas públicas e particulares - do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio -, a iniciativa busca incentivar a participação em atividades, incluindo pesquisa, em diferentes áreas da ciência. 

As áreas da Biologia, Matemática, Física e Química fazem parte do Centro de Ciências.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Vânia Lobo, o Astrociência vai oportunizar a vivência de experiências interativas e oficinas, que inspiram e despertam vocações. "O projeto promove um espaço de descobertas, aprendizados e possibilidades, ampliando as oportunidades futuras das meninas, para explorar, aprender e se desenvolver nas ciências", afirma.

Durante a Semana Nacional de Museus, as escolas com visitas agendadas ao CCPPA terão a oportunidade de participar de oficinas, como. "Solo Vivo: investigando a acidez do solo", "Eletroquímica em ação: a contribuição para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente" e oficina de observação do céu, realizada na cúpula Kwarahy. No sábado, dia 17, haverá visitação pública gratuita, das 8h30 às 11h30, com sessão de cúpula, acesso ao Centro de Ciências e contação de histórias para o público infantil, com Ludimila Maia.

Parceria 

A partir de sábado, 17, até o dia 28 de junho, o público também poderá conferir, no CCPPA, a exposição "Semeando a vida: como ocorre a dispersão de sementes na Amazônia", uma realização conjunta entre o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Centro de Ciências e Planetário do Pará. A iniciativa propõe um olhar sensível e científico sobre os animais dispersores de sementes - como cutias, antas, aves e peixes -, agentes fundamentais na regeneração das florestas e na manutenção da biodiversidade amazônica.

"Esses 'jardineiros da floresta' são apresentados como aliados invisíveis na reconstrução de ecossistemas e como inspiração para práticas sustentáveis. A mostra convida o público, especialmente os jovens, a compreender os ciclos da natureza e a importância da interdependência entre espécies, saberes e territórios, incentivando o protagonismo das novas gerações na construção de futuros mais conscientes e resilientes", afirma o coordenador de Museologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, Emanoel Fernandes Junior.

Na visão de Emanoel, a parceria entre Goeldi e Planetário se destaca pela convergência entre ciência, educação e sensibilização ambiental. "A ideia é dar início, a partir desta ação, a um diálogo interinstitucional, visando construir projetos conjuntos no âmbito da divulgação científica. A abertura da exposição 'Semeando a vida: como ocorre a dispersão de sementes na Amazônia' reflete a relevância dessa colaboração, ao unir esforços entre duas instituições científicas, na promoção do conhecimento ecológico, em um momento de rápidas transformações socioambientais".

O diretor do CCPPA, José Roberto Silva, contemplou a importância da iniciativa que envolve as duas instituições. "É com imensa satisfação que desenvolvemos esta parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, que potencializa o papel institucional da Universidade do Estado do Pará com este importante centro de divulgação científica, no sentido de sensibilizar o público que estará presente na exposição, que debate importantes questões ambientais e promove o conhecimento ecológico de forma acessível e interativa".