Semana Nacional de Museus tem espaços da Secult com gratuidade e 1ª Feira Preta
A programação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus começará na segunda-feira (12), e destacará o protagonismo das comunidades negras e tradicionais amazônicas
A partir de segunda-feira (12), diversos equipamentos vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (Secult) integram a 23ª Semana Nacional de Museus, que neste ano traz o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Até domingo (18), todos os Museus e Memoriais do Estado estarão com entrada gratuita.
A programação valoriza as vozes e saberes de comunidades negras e tradicionais da Amazônia, com ações voltadas à memória, ancestralidade e patrimônio cultural, destaca Armando Sobral, diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult). Segundo ele, a programação deste ano marca um passo importante na consolidação de uma política estadual voltada à memória e ao patrimônio:
“A Semana de Museus promove uma busca por reconhecimento e fortalecimento de políticas voltadas para esse setor de memória do Estado. Conseguimos trazer oficinas fundamentais para a qualificação de profissionais e implementação de espaços museológicos no Estado. Essa semana marca um ponto de partida para pensarmos o Sistema Integrado de Museus não apenas como gestor dos museus da capital, mas como um órgão articulador de políticas públicas em todo o Estado”, afirma Armando Sobral.
Um dos destaques da programação é o evento “Diálogos com o Patrimônio”, iniciativa do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Pará (Dphac), que promoverá rodas de conversa e atividades culturais. A proposta é estimular reflexões e fomentar políticas públicas que respondam às demandas socioambientais, artísticas e culturais de comunidades em situação de vulnerabilidade.
Diálogo – A programação será aberta na segunda-feira (12), no auditório Eneida de Moraes, no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no Centro Cultural Palacete Faciola, bairro de Nazaré, a partir de 9h. O evento retorna às 14h, no mesmo local, com programação até às 17h.
Na terça-feira (13), as atividades ocorrem das 9h às 12h, e das 14h às 17h, com a oficina de Elaboração de Plano Museológico.
Na quarta-feira (14), no auditório Eneida de Moraes, haverá a Oficina de Acervos Digitais: Plataforma Tainacan, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.
Na quinta-feira (15), das 9h às 10h, será lançada a Rede Virtual de Museus e Pontos de Memória do Pará, no mesmo local.
Na sexta-feira (16), das 9h às 12h, haverá a mesa-redonda “Diálogos com o Patrimônio”, no Salão das Artes (auditório); às 11h15, uma visita à Reserva Técnica, no Museu do Estado do Pará (MEP), no centro histórico de Belém; a partir de 14h, ocorrerá a visita à exposição Tó Teixeira – Mergulho na Vida e Obra; no mesmo horário, até às 17h, o Roteiro Patrimonial percorrerá o MEP, o Museu Forte do Presépio e o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, também no centro histórico.
Feira Preta - Simultaneamente, o Centro Cultural Palacete Faciola sediará a 1ª Feira Preta, com exposição de artesanato produzido por mulheres quilombolas do grupo “Rosas Negras”, da Vila Socorro.
A Feira Preta é uma iniciativa que busca valorizar e dar visibilidade à cultura das comunidades quilombolas de Tomé-Açu (município do nordeste paraense), especialmente por meio da atuação de mulheres artistas e artesãs locais. Nascida da demanda da própria comunidade — representada pela líder Duda Conceição —, a Feira tem como objetivo destacar a ancestralidade africana, a criatividade e o patrimônio cultural expressos na arte artesanal. Nesta edição, a Feira contará com a participação de dez expositoras, que apresentarão ao público roupas com temática afro, biojoias e serviços de trancista afro.
A programação será encerrada às 15h, no auditório Eneida de Moraes, com a mesa-redonda “Empoderamento e Trabalho: As práticas artísticas, culturais e políticas das mulheres artesãs do Quilombo de Socorro Mariquita”, seguida da exibição do documentário "Tó, Violão Mestre", dirigido por Felipe Cortez, às 16h15.
A 23ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a fim de incentivar a população a visitar museus e refletir sobre seus papéis sociais.
Texto: Painah Silva - Ascom/Secult