Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO
English Version

Curso de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio capacita profissionais da Educação

A formação garantiu que educadores, seguranças e demais profissionais da escola estivessem aptos a lidar com situações de emergência

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
08/05/2025 16h44

Em ambientes escolares, a segurança de estudantes, educadores e funcionários é uma prioridade. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, durante quatro dias, o curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio, voltado para os profissionais do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar (Nuspe) e da Assessoria de Convivência Educacional (ACE), ambos da Seduc. A iniciativa, que terminou nesta quinta-feira (8), foi ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

A formação garantiu que educadores, seguranças e demais profissionais da escola estivessem aptos a lidar com situações de emergência, proporcionando um ambiente escolar mais seguro e protegido. O curso capacitou os participantes para identificar riscos, prevenir acidentes e, quando necessário, agir rapidamente para salvar vidas e evitar maiores danos.

"Essa capacitação é muito importante porque traz informações cruciais para o momento de um acidente ou emergência dentro da escola. São ações simples, mas que podem salvar vidas, e esse é o objetivo principal. Não se trata apenas de conteúdo teórico, mas, sobretudo, da prática, onde conseguimos perceber as dificuldades que surgem na hora de realizar o atendimento. E isso faz toda a diferença", destaca o Cel. Fialho, do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar (Nuspe) da Seduc.

Foram quatro dias de formação, sendo dois dias dedicados ao Combate a Incêndio e outros dois dias voltados para Primeiros Socorros, com instruções teóricas e práticas. "Abordamos primeiros socorros, como engasgos, ferimentos, queimaduras, reanimação e plano de abandono, focando nas necessidades das escolas. O objetivo é que funcionários, policiais e professores estejam preparados para emergências cotidianas e incêndios. Enfatizamos a importância das sinalizações, das saídas de emergência e do uso correto dos extintores. Agir rapidamente em um princípio de incêndio pode evitar danos ao patrimônio, assim como saber prestar primeiros socorros pode salvar vidas. Ao ter conhecimento básico, o profissional pode evitar tragédias e salvar vidas, prevenindo que uma situação se agrave", disse Caroline Campos, 3° Sargento do Corpo de Bombeiros.

O treinamento abordou uma série de tópicos importantes e práticos, proporcionando conhecimentos essenciais para uma atuação rápida e eficiente em situações de risco, como técnicas de avaliação inicial, reanimação, massagem cardiopulmonar, além da prevenção contra incêndios.

"Acredito que o grande aprendizado durante esses dias foi a massagem cardíaca e a reanimação cardiorrespiratória. Muitas vezes, no nosso dia a dia, achamos que sabemos fazer, como vemos em filmes e novelas, mas existe toda uma técnica específica, o local exato para realizá-la corretamente; caso contrário, não adianta. Entender que, com essa técnica simples, podemos salvar vidas foi, para mim, um divisor de águas. Pensar que posso estar na escola, ou fora dela, e numa situação como essa, posso salvar uma vida, foi algo muito gratificante. Agora, com esse conhecimento, podemos repassá-lo e ser multiplicadores dessas informações", afirmou Elisângela Costa, assistente social da Assessoria de Convivência Educacional (ACE) da Seduc.

Lei Lucas - Durante a programação, também foi abordada a "Lei Lucas", que torna obrigatória a qualificação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino, públicos e privados, de educação básica, bem como para estabelecimentos de recreação infantil em todo o Brasil. A legislação faz referência ao menino Lucas Begalli, de 10 anos, que morreu após se engasgar com um alimento durante um passeio promovido pela escola, em São Paulo (SP), sem que nenhum membro da equipe escolar tivesse treinamento em primeiros socorros para evitar a tragédia.