Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA
English Version

Atendimentos da Emater abrem oportunidades para agricultores de Mosqueiro

Extensionistas asseguram a elaboração de cafs para famílias com criação de galinha-caipira, cultivo de tilápia em tanque e horticultura, entre outras ações

Por Ascom (Governo do Pará)
07/05/2025 10h09

O atendimento direto do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), de Belém, a agricultores da comunidade Chico Mendes, na rodovia BL-19, no Distrito de Mosqueiro, tem propiciado o acesso a políticas públicas como crédito rural e facilitado oportunidades de comercialização. A ação tem promovido a modernização dos sistemas produtivos na região balneária, com impacto positivo no abastecimento alimentar das demandas turísticas da capital. 

Este ano, a equipe extensionista do Governo do Pará já emitiu nove cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs) para famílias que trabalham com criação de galinha-caipira, com foco em ovo; cultivo de tilápia em tanque, horticultura (a exemplo de abóbora e jambu) e plantio de frutíferas, tais quais cupuaçu e pupunha.

O trabalho da Emater recebe o apoio da Associação dos Moradores e Produtores  Rurais Agroextrativistas da Comunidade Chico Mendes (AmpraCM). Entre os exemplos, foram elaborados dois cadastros ambientais rurais (cars) para propriedades, com tamanho de meio hectare, e três projetos de crédito rural da linha Acredita, ante o Banco da Amazônia (Basa), no valor individual de até R$ 10 mil. 

“É uma parceria sempre bem-vinda, porque a presença da Emater fortalece os movimentos sociais, mobiliza quanto aos direitos da agricultura familiar no contexto do poder público e concretiza transformações positivas, com expansão e avanço tecnológico, além da diversificação das atividades”, considera a profissional responsável pelo acompanhamento, a engenheira agrônoma da Emater, Soraya Araújo, especialista em políticas públicas e mestra em Agricultura Familiar e Agroecologia. 

Texto de Aline Miranda