Governo apoia 1ª Etapa do Circuito Paraense de Skate Street, com mais de 85 atletas
O evento em Salinópolis ocorreu na pista de skate do Complexo Jair Maia dos Santos, construído pelo Governo do Pará para receber grandes competições
Com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a 1ª Etapa do Circuito Paraense de Skate Street, reuniu em Salinópolis, nordeste paraense, mais de 85 atletas, de diversas regiões do Estado, no domingo (4). A competição teve disputas em cinco categorias, do infantil ao adulto, revelando talentos do skate no Pará. O evento contou com a parceria da Federação Paraense de Skate (FPSK). O Circuito continua em Marabá, e terá a etapa final em Belém.

O evento ocorreu na pista de skate do Complexo Jair Maia dos Santos - obra construída pelo Governo do Pará especialmente para receber grandes competições.
O Circuito Paraense de Skate Street é uma das principais vitrines para skatistas locais que almejam o cenário nacional. A competição também evidencia a importância do investimento público em projetos esportivos que promovem inclusão, cidadania e oportunidades.

Compromisso - O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, disse que a estrutura moderna e adequada ao padrão nacional reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento do esporte e a criação de espaços que incentivem a prática esportiva entre os jovens.
“É muito gratificante ver tantos talentos reunidos e saber que estamos incentivando o crescimento do skate no nosso Estado, a partir de obras que o Governo tem feito, onde hoje nós podemos viabilizar a realização de competições, para que estes espaços sejam palcos de eventos que incentivem a carreira dos nossos atletas skatistas paraenses”, disse o titular da Seel.

A etapa marcou o início da competição, que passará por Marabá, na região sudeste, e Belém, formando um circuito que tem como grande objetivo classificar os melhores skatistas paraenses para o Campeonato Brasileiro de Skate.
Show de skate - O presidente da Federação Paraense de Skate, Augusto Formiga, destacou a iniciativa como um importante passo para o fortalecimento do esporte na região e a valorização dos atletas locais. “Um grande evento realizado pela Federação, com apoio do Governo do Estado, por meio da Seel, trazendo a primeira etapa para Salinópolis. Um show de skate, um show de juventude. Só temos a agradecer a todos os envolvidos por esse maravilhoso evento”, disse o presidente da Federação.

A atleta Maria Vitória, mais conhecida como Pimentinha, garantiu ter ficado “muito feliz por estar participando. O evento está lindo! Eu quero conseguir a pontuação necessária para a classificação para o Brasileiro, e quero ser que nem a Rayssa Leal”.
Rayssa Leal é vice-campeã olímpica de Skate nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio (Japão), sendo a mais jovem medalhista olímpica brasileira. Em 2024, conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris (França). Também é campeã pan-americana, conquistando a medalha de ouro na categoria Skate Street nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em Santiago (Chile) - a primeira medalha de ouro da delegação brasileira nesta edição do Pan.
Rayssa foi medalhista de ouro nos X Games, por duas vezes, e campeã mundial no World Skate Games de 2022 e 2024. É a primeira e única tricampeã mundial da Street League Skateboarding.