Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO
English Version

Governo do Pará garante auxílio habitacional para famílias atingidas por vendaval em Belém

Em Mosqueiro, quarenta famílias tiveram as casas destruídas pela ventania que atingiu a Ilha. Cohab agiliza os trâmites necessários para assegurar o 'Sua Casa'.

Por Kátia Aguiar (COHAB)
05/05/2025 11h52

Equipes do Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), iniciaram, nesta segunda-feira (5), o cadastramento, das famílias atingidas por forte chuva no último domingo (4). O vendaval danificou cerca de 40 casas  no bairro Maracajá, na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. 

“Por determinação do governador Helder Barbalho estamos agilizando o cadastramento das famílias vítimas desse desastre natural para que, no menor espaço de tempo possível, possamos disponibilizar o benefício habitacional Sua Casa para elas reconstruírem suas casas”, afirmou o diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, que esteve na Ilha atendendo as famílias.

O benefício habitacional Sua Casa consiste na doação de recursos financeiros, por meio de um cheque, aceito em lojas de material de construção. O auxílio permite a compra de materiais para construção das casas. Há ainda o cheque para auxílio da mão de obra do pedreiro. O benefício  habitacional pode chegar até R$ 21 mil.

Para as famílias que tiveram suas casas destelhadas durante o vendaval, a ajuda chega para ajudar a reconstruir suas vidas. A dona de casa, Kelly Souza, conta, por exemplo, que teve perda total na sua residência.

“O vendaval quebrou tudo. Levou o telhado inteiro, quebrou as paredes e jogou as paredes em cima da cama, que quebrou também. Essa ajuda do Governo vai nos garantir a ter nossa casa, de novo, sou muito grata ao governador Helder”, disse a dona de casa.

Em Mosqueiro, a dona de casa, Regina Lúcia Santos Nunes, aponta os danos da atingida pela ventania do domingo (4)

A doméstica Regina Lúcia Santos Nunes disse que o fenômeno natural foi assustador. “A minha casa, com o vento de ontem, perdeu a metade do telhado e hoje estou aqui me cadastrando para ter direito a esse benefício da Cohab que vai ser nossa salvação para reconstruir tudo que perdemos”, afirmou Regina Santos.

O vendaval deixou o bairro sem energia elétrica e derrubou várias árvores . O diretor de Especial de Moradia da Cohab (Dipem), Carlos Amílcar, detalha que o dia será de trabalho para cadastrar todas as famílias atingidas pela ventania.

“Temos atuado com celeridade para agilizar os trâmites e garantir o benefício Sua Casa e, assim, a Cohab cumpre sua função social de ajudar quem mais precisa”, disse Carlos Amílcar.