Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Polícia Civil leva mais segurança às cidades durante Operação Dia do Trabalhador

O efetivo de policiais que compõe o reforço leva mais tranquilidade para onze áreas de lazer na Região Metropolitana de Belém e interior do Estado durante o feriado prolongado

Por Jeniffer Terra (PC)
01/05/2025 18h01
Equipe de reforço na Delegacia de Salinópolis

A Polícia Civil do Pará intensificou o policiamento em onze delegacias localizadas em cidades e distritos que costumam receber grande número de visitantes durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador. A operação começou na manhã desta quinta-feira (1º) e seguirá até a próxima segunda-feira (5).

Mais de 100 policiais civis e servidores administrativos foram mobilizados para atuar em unidades localizadas em Mosqueiro, Outeiro, Marapanim, Marudá, Abaetetuba, Vila dos Cabanos, Cametá, Soure, Salinas e Bragança. A estrutura operacional também foi reforçada com o emprego de 17 viaturas adicionais.

Equipe de reforço em Bragança

“Nosso objetivo é garantir maior tranquilidade aos moradores e aos visitantes que se deslocaram para o interior do estado e para os balneários nos distritos de Belém, como Mosqueiro e Outeiro. Também reforçamos a atuação nas ações da Lei Seca”, destacou o delegado Hennison Jacob, diretor de Polícia do Interior e coordenador itinerante da operação.

A ação faz parte do calendário da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para períodos de feriados e grandes programações. As atividades são coordenadas por meio do Gabinete do Delegado-Geral Adjunto (DGA), da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM).

Durante o feriado, diversas unidades da DPM na Região Metropolitana de Belém operam em regime de plantão 24 horas. As Seccionais de São Brás, Sacramenta, Marambaia, Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro estarão abertas para registro presencial de ocorrências — com reforço especial nas duas últimas. Também seguem em funcionamento as seccionais de Ananindeua, Cidade Nova e Marituba, além da Delegacia de Benevides. As demais delegacias, que operam em regime de expediente regular, permanecem fechadas durante o feriado.

Além do atendimento ao público nas delegacias, as equipes da operação Lei Seca realizaram abordagens e orientações aos motoristas, com apoio para os procedimentos legais. Em Salinópolis, os agentes foram acionados para atender um acidente de trânsito na Avenida Dr. Miguel de Santa Brígida. “Nos deslocamos até o local indicado e iniciamos diligências para localizar o causador do acidente, que fugiu da cena dirigindo sob efeito de álcool. Ele foi localizado, conduzido à Delegacia de Salinópolis e submetido ao teste do etilômetro, que confirmou a infração. Foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante e por dirigir sem habilitação. A fiança foi arbitrada, e caso não seja paga, ele permanecerá preso à disposição da Justiça”, informou o delegado Felipe Mendonça.

A operação busca prevenir crimes e manter a ordem pública durante o feriado, assegurando a tranquilidade da população paraense e de quem visita o estado.