Exposição "Travessia" abre para visitação na Galeria Theodoro Braga
A exposição segue aberta ao público até o dia 04 de julho. A Galeria Theodoro Braga está localizada na sede da Fundação Cultural do Pará

A Galeria Theodoro Braga, localizada no subsolo da Fundação Cultural do Pará (FCP), abre nesta quarta-feira (30/04) a exposição "Travessia", com curadoria da artista Emily Guimarães. A mostra integra o projeto "Acervo em Movimento" e reúne obras de dez artistas convidadas, entre emergentes e consagradas.
De acordo com a curadora, a exposição propõe uma reflexão sobre o mundo contemporâneo: "A proposta é brincar com o abstrato, com a textura, deixar a imaginação do espectador ir longe e pensar sobre o papel da mulher nas instituições. É muito importante para nós mulheres conseguirmos acessar esses espaços", afirma Emily.
A exposição apresenta obras em diversas linguagens, como xilogravura, fotografia e audiovisual. Algumas das artistas participantes já integraram a mostra "Origens", realizada na Galeria Benedito Nunes, também da FCP, e agora retornam com trabalhos inéditos. "Este ano, desenvolvemos uma nova proposta, que também compõe o acervo", complementa a curadora.

Claudinha Pinheiro, diretora de Interação cultural da FCP, destaca o compromisso da galeria em valorizar novos talentos: "Essa exposição, que faz parte do projeto Acervo em Movimento, tem o trabalho da Emily, que é essa artista em formação realizando a curadoria, e o trabalho da coordenadora da Galeria, tem esse olhar de acolhimento, visando valorizar o olhar das mulheres nas artes visuais".
A exposição também marca a proximidade do lançamento do Edital Branco de Melo, previsto para a próxima semana. "A Galeria já está às vésperas de lançar o próximo edital Branco de Melo, acredito que na próxima semana ele estará saindo, o presidente da Fundação está muito sensível a essa questão, um grande interesse dele, que é fazer a arte circular em todos os municípios", finaliza Claudinha.
Serviço
Exposição: "Travessia"
Local: Galeria Theodoro Braga. (Subsolo da FCP – Av. Gentil Bittencourt, 650)
Visitação: 30/04 a 04/07/2024.
Horário: 9h às 18h.
Texto: Bruno Cunha / FCP