Seduc qualifica educadores de todas as regiões do estado para fortalecer estratégias de alfabetização na idade certa
A ação faz parte do Programa Alfabetiza Pará e reuniu mais de 250 formadores de coordenação pedagógica nos polos de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém

Fortalecer estratégias para alfabetização de crianças na idade certa é um compromisso para a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) que, por meio do Programa Alfabetiza Pará, realiza mais uma formação para os educadores que atuam como lideranças pedagógicas nos municípios. A formação do módulo II, realizada de forma presencial nos polos de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém nesta terça-feira (29), reuniu mais de 250 formadores de coordenação pedagógica e teve foco na liderança pedagógica com fundamentos teóricos e práticos para uma gestão eficaz.

“Este é o módulo 2 da formação e é muito importante porque cada coordenador, formador de coordenação pedagógica, vai voltar para o seu espaço e multiplicar essa formação. Aqui eles aprendem, absorvem esse conhecimento e levam para os municípios. Toda a pauta do módulo 2 é pensando na intervenção pedagógica do professor em sala de aula, também pensando em níveis de escrita, alfabetização e uso desses instrumentos, a relação entre a organização do trabalho pedagógico e o caráter mediador da atuação do coordenador pedagógico frente a sua atuação como liderança pedagógica e estratégias para mobilizar e engajar equipes pedagógicas no fortalecimento das práticas de alfabetização e do letramento”, explicou Maura Fonseca, coordenadora de Anos Iniciais da Seduc.

A professora Jandira Claudia, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 3, avalia que a formação é fundamental para a qualidade do ensino e alfabetização dos estudantes. “Essa formação é muito importante para o desenvolvimento das atividades que fazemos na DRE, portanto estar aqui nesse momento é de suma importância porque nos dá embasamentos teóricos e práticos para que nós possamos, lá no chão da escola, desenvolvermos um bom trabalho dentro das diretrizes do Alfabetiza Pará, que é alfabetizar todos os estudantes, todos os alunos até o segundo ano do ensino fundamental. Então esse tipo de iniciativa faz diferença sim, com certeza, muita diferença”, disse.
Para a professora Lurdelene Corrêa, formadora da frente de gestão em Soure, no Marajó, essa mobilização fortalece as estratégias desenvolvidas dentro do Programa Alfabetiza Pará e potencializa a educação pública paraense.

“Esse é o segundo módulo para os coordenadores pedagógicos de formação do Alfabetiza Pará e é de grande importância para que os coordenadores pedagógicos e os diretores escolares estejam realmente engajados nessa liderança, para fazer parte do programa, conhecer o programa e incentivar a participação da comunidade também. Hoje a gente chama o diretor de ‘diretor alfabetizador’ e ‘coordenador alfabetizador’, que é justamente para dar esse suporte para os professores, para que a gente consiga atingir a meta para que essas crianças sejam realmente alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental, aos sete anos de idade. acredito que vamos ter resultados positivos para as nossas crianças para que elas consigam estar lendo, alfabetizadas e letradas”, afirmou a educadora.
Alfabetiza Pará - A Seduc lançou, em janeiro de 2023, o Programa “Alfabetiza Pará” que, em regime de colaboração, auxilia os municípios paraenses no desenvolvimento dos estudantes no período de alfabetização. Como parte das ações, o Programa já avaliou a fluência leitora e escrita em municípios que já aderiram à iniciativa, e distribui, continuamente, material didático para as redes municipais.

Em 2024, o Pará mais que dobrou o número de crianças leitoras. Na primeira avaliação censitária de alfabetização, apresentada pelo Governo Federal em maio do ano passado, o Ministério da Educação (MEC) apresentou os avanços expressivos que o Pará alcançou na Educação Básica. Em menos de seis meses, o Estado cumpriu a meta de alfabetização traçada para 2024, que era de 37%, e foi além, alcançando 48%.
Com esse crescimento, o Pará figurou entre os seis Estados que mais evoluíram positivamente os índices de alfabetização em relação a 2019, período anterior à pandemia de Covid-19. Por este trabalho, o Programa conquistou ouro no "Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização", do MEC.