Ideflor-Bio promove palestra sobre boas práticas de observação da fauna
Ação ocorreu no auditório do Parque Estadual do Utinga, em Belém

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), promoveu uma palestra sobre boas práticas de observação da fauna. A ação ocorreu no auditório do Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna", em Belém, e contou com a participação de convidados e integrantes do Instituto.
Conforme o titular da GRB, Júlio Meyer, a ação destacou a importância de se respeitar o espaço dos animais, enquanto se observa a natureza. "Isso é muito importante para a gente, pois animais como o macaco, as preguiças, cutias e capivaras estão o tempo todo sendo observadas no Parque do Utinga. E a gente precisa dessas boas práticas para essa observação", pontuou.

O condutor de trilhas Carlito Junior comenta que é preciso saber sobre as trilhas que vão ser percorridas para observar os animais. "Isso é importante, pois nos conecta mais com a natureza, e deixa a experiência ainda mais imersiva. Saber onde pisar e entender cada som que você ouve nos ajuda a encontrar os animais. Tudo na mata nos dá dicas, desde sons e até cheiros! Saber ler e entender cada trilha nos dá mais chances de encontrar os animais", afirmou.

Para o empreendedor de ecoturismo e trilhas, Ronaldo Teixeira, que foi um dos participantes do evento, a palestra foi importante para adquirir mais conhecimentos sobre os animais. "Conhecer mais a fundo as espécies de uma determinada área promove a oportunidade de desenvolvimento cognitivo, melhorando a conexão com a natureza e desenvolvendo o conhecimento do meio ambiente de uma forma mais integrada", destacou.
Texto: Sinval Farias com a supervisão de Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)