Estudo sobre segurança do paciente do Hospital Oncológico Infantil conquista primeiro lugar
Durante o III Congresso Amazônico de Assistência Segura ao Paciente houve reconhecimento ao estudo sobre a cartilha elaborada pelas equipes de Qualidade e Comunicação da unidade de saúde do Governo do Pará
Um estudo sobre a Cartilha de Segurança do Paciente do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Amazônico de Boas Práticas em Segurança do Paciente. A entrega ocorreu no último sábado (26), durante o III Congresso Amazônico de Assistência Segura ao Paciente (Coamasp), na capital paraense.
Intitulado “A Utilização de uma Tecnologia Leve-dura para a Sensibilização de Pacientes e Acompanhantes na Segurança do Paciente em um Hospital Referência no Atendimento Oncológico Infantil”, o trabalho científico é de autoria de Dociana Formigosa, Jade Durans, Sara Castro e Williane Melo.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), dedicada ao diagnóstico diferencial e definitivo, e ao tratamento especializado de todos os tipos de câncer que acometem a população infantojuvenil, atendendo crianças e adolescentes de 0 a 19 anos incompletos. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Diretrizes (ID), sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A Cartilha de Segurança do Paciente do Hoiol foi desenvolvida em 2023, por profissionais do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e da Comunicação. Desde a idealização do projeto, a cartilha visa melhorar a adesão dos pacientes aos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Engajamento - Coautora do resumo premiado, a diretora-geral do Hoiol, Sara Castro, explicou que a cartilha orienta profissionais, gestores, usuários e seus familiares sobre as boas práticas de segurança. “Nosso compromisso é garantir que todos estejam bem informados e engajados na promoção de um cuidado de qualidade. A cartilha nos ajuda nessa promoção do conhecimento, tornando o ambiente hospitalar cada vez mais seguro", afirmou a gestora.
O documento inclui ainda alguns instrumentos importantes, como as metas internacionais de segurança do paciente: identificação; comunicação efetiva; segurança no uso de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos; prevenção de lesão por pressão e prevenção de queda.
“A abordagem das metas é uma estratégia essencial, pois elas funcionam como diretrizes práticas para promover um cuidado seguro e padronizado dentro do Hospital. Definidas pela OMS, essas diretrizes são amplamente adotadas por instituições que buscam garantir qualidade e segurança nos serviços de saúde", disse a coordenadora da Qualidade do Hoiol, Dociana Formigosa.

Sensibilização - A implementação do uso da cartilha tem o apoio da equipe de Humanização, que desde a triagem visita os pacientes nos leitos e instrui usuários e seus responsáveis legais quanto ao uso correto da ferramenta. A apresentação do material é feita de forma lúdica, o que contribui para a melhoria da experiência do paciente no processo de assistência. Além de física, a cartilha está disponível virtualmente, e pode ser acessada por QR Code nas enfermarias e áreas comuns do Hospital Octávio Lobo.
Em 2024, o uso da cartilha foi avaliado por meio de um questionário aplicado aos profissionais, usuários e acompanhantes. O indicador apontou 94% de adesão aos protocolos de segurança do paciente, superando a meta pré-estabelecida, de 80%.
Realizado nos dias 25 e 26 deste mês, o III Coamasp reuniu acadêmicos, especialistas e profissionais de saúde na abordagem do tema “Educação e Conscientização para a Assistência Segura ao Paciente na Amazônia: Um Enfoque na COP 30 com a Utilização de Tecnologia e Sustentabilidade”.
Para a analista de Qualidade do Hoiol, Jade Durans, a apresentação e o reconhecimento do trabalho foram “uma experiência única, engrandecedora”. “Os eventos científicos possibilitam uma troca de conhecimento e de experiências exitosas entre as instituições, e que podem ser utilizadas em prol da melhoria na assistência segura ao paciente nas unidades de saúde. A premiação mostra que estamos no caminho certo”, completou.
Texto: Ellyson Ramos - Ascom/Hoiol