Em Abaetetuba, policiais militares salvam criança que chegou ao quartel em estado grave após engasgo
O bebê foi socorrido no quartel do 31º Batalhão da Polícia Militar, após chegar ao local engasgado e com dificuldades para respirar. A ação rápida dos policiais de plantão evitou um desfecho trágico

Na noite do último sábado (26), um bebê foi socorrido no quartel do 31º Batalhão da Polícia Militar, em Abaetetuba, nordeste paraense, após chegar ao local engasgado e com dificuldades para respirar. A ação rápida dos agentes que estavam de plantão evitou um desfecho trágico.
O Sargento Mário Cardoso e a Cabo Luana Paes aplicaram a manobra de Heimlich, procedimento de primeiros socorros utilizado para desobstruir as vias aéreas. A técnica foi realizada na área interna do quartel e resultou na retomada da respiração da criança.

"O pai chegou com a avó e a criança e a primeira coisa foi verificar os sinais vitais, como ela era muito bebê, o risco era maior de perder os sinais, mas deu tudo certo e a criança felizmente voltou a respirar", contou a Cabo Luana que também explicou que a manobra de Heimlich é uma das habilidades aprendidas nas técnicas básicas de primeiros socorros do curso de formação da Polícia Militar.

Segundo a major Geys Corrêa, subcomandante do 31° BPM, "não é habitual esse tipo de ocorrência". "Não é comum em nossas ações, esse tipo de situação, mas estamos preparados para lidar com esse tipo de emergência e atender a população dessa forma também", finalizou a major.

A Polícia Militar orienta que, em casos semelhantes, é fundamental procurar ajuda imediatamente. O conhecimento de técnicas básicas de primeiros socorros também pode ser essencial para salvar vidas até a chegada de atendimento especializado.