Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Grupo terapêutico reforça cuidado humanizado no Hospital de Oriximiná

Iniciativa da Comissão de Humanização promove escuta, acolhimento e troca de experiências entre acompanhantes e equipe multiprofissional

Por Valéria Nascimento (SECOM)
25/04/2025 12h45

Todas as quintas-feiras à tarde, antes do horário de visita, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) promove uma atividade que vem fazendo a diferença na experiência de pacientes e familiares: o grupo terapêutico.
 
Organizado pela Comissão de Humanização do hospital, o grupo é uma modalidade de psicoterapia coletiva coordenada por psicólogos e profissionais da equipe multidisciplinar, com foco na escuta ativa, acolhimento emocional e fortalecimento de vínculos entre os participantes.
 
O jovem Gerdiel Nascimento, de 17 anos, vítima de um acidente de trânsito em Juruti, participou do grupo durante sua internação e relatou os benefícios da experiência.
 
“Me senti muito bem acolhido. Nunca tinha passado por essa abordagem dos profissionais do hospital. Gostei do diálogo entre os participantes e do exercício de respiração que fizemos”, afirmou.
 
Além de pacientes, os encontros reúnem principalmente acompanhantes das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Internação. Para a técnica de enfermagem Geysa Nascimento, que acompanhava o paciente Gerdiel, o grupo proporcionou um momento de conexão e alívio.
 
“É um trabalho de excelência e diferenciado. Foi muito bom sentir a troca de experiências, onde cada participante compartilhou seus sentimentos e abrimos o nosso coração no grupo”, destacou.
 
Segundo a psicóloga Kácia Feijão, uma das responsáveis pelas rodas de conversa, o grupo é essencial para acolher acompanhantes em momentos de fragilidade.

“Quando um familiar é internado, todos ao redor se abalam. É nesse momento de angústia que o grupo terapêutico entra como suporte. Uma das metodologias usadas, é a prática circular, que promove o diálogo e compartilhamento de experiências entre os membros do grupo, fortalecendo vínculos e possibilitando o suporte emocional necessário aos envolvidos.”, explicou.
 
A atividade faz parte das ações da Comissão de Humanização do hospital, implantada em 7 de março de 2025, sob a coordenação da enfermeira Katiuscya Braga. O grupo, formado por cerca de vinte colaboradores, atua em diversas frentes junto aos usuários do SUS.
 
“O grupo terapêutico é uma das ações da comissão, que acolhe os pacientes e acompanhantes desde a chegada até o cuidado à beira leito. Nossos profissionais também participam da divulgação do boletim diário do estado de saúde dos pacientes da UTI”, afirmou Katiuscya.
 
Atendimento com foco no ser humano
 
Entregue pelo Governo do Pará, em outubro de 2024, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus é referência em média e alta complexidade. O hospital tem 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos para pronto atendimento. A estrutura é equipada para exames laboratoriais e de imagem, e oferece atendimento em sete especialidades médicas: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva.
 
A unidade é referência em atendimento humanizado na região oeste do Pará, com uma equipe multiprofissional. São profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social, todos com foco em uma abordagem integral, acolhedora e centrada no bem-estar do paciente e de seus familiares.

Texto de Uéliton Martins