Ouvidoria da Artran registra mais de 6 mil atendimentos entre junho de 2024 e março de 2025
Relatório aponta avanço no tempo de resposta para as reclamações e destaca as principais demandas dos usuários do transporte intermunicipal de passageiros

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Estado do Pará (Artran) divulgou nesta sexta-feira (25), o boletim estatístico da Ouvidoria do órgão, referente ao período de junho de 2024 a março de 2025. No total, foram registrados 6.171 atendimentos à população, entre pedidos de informação, reclamações, denúncias e solicitações de providências.
O ouvidor da Artran, Huascar Angelim, avalia que o trabalho de escuta e a resposta rápida às demandas dos usuários fortaleceram a atuação da Agência e resultaram na maior procura pelos serviços da Ouvidoria. "Nossa maior preocupação era fazer com que os usuários dos transportes aquaviário e rodoviário conhecessem os canais de atendimento da Ouvidoria. Precisávamos ouvir para agir com mais precisão na solução dos problemas enfrentados nas viagens. E deu super certo! Recebemos de 30 a 40 mensagens por dia pelo aplicativo de mensagens, o que demonstra que a população está mais confiante no nosso trabalho”, avalia.
A maior parte dos atendimentos é relacionada a pedidos de informação, que somam 5.911 registros. As reclamações totalizam 242 ocorrências, seguidas por 14 denúncias e 4 solicitações de providências.
Entre os assuntos mais recorrentes estão: gratuidade no transporte (1.522 registros), carteira de meia-passagem intermunicipal (1.433), descumprimento de horário de viagem (309) e recusa de embarque de passageiros com gratuidade (304). Também estão apontados no relatório casos de desrespeito ao usuário (291), alteração de itinerário (142) e interrupção do serviço (149), entre outros temas.

Na distribuição regional, a Região de Integração Guajará concentra o maior número de reclamações (125), seguida pelas regiões Tocantins (20), Guamá (17) e Marajó (7). Há registros em outras dez regiões, enquanto 13 manifestações não tiveram o local de origem informado pelos usuários.
Quanto aos canais de atendimento mais utilizados pelos usuários, o Call Center e o WhatsApp lideraram, com 5.064 atendimentos. Os terminais rodoviários registraram 1.003 manifestações, e os terminais hidroviários, 244. Na sede da Artran, foram realizados 27 atendimentos presenciais. O e-mail contabiliza 348 registros e o formulário eletrônico, 6.
Em relação ao tipo de transporte, o modal rodoviário é o mais citado nas reclamações dos usuários (134), seguido pelo hidroviário (30) e pelo rodofluvial (2). Em 57 casos, o tipo de transporte não foi identificado. O relatório também aponta uma evolução positiva no tempo médio de resposta às manifestações. Em agosto de 2024, esse tempo era de 69 dias, mas caiu para 14 dias em março de 2025.

"As empresas já perceberam que a Ouvidoria está com fiscalização e atuação mais firmes. Graças ao trabalho dedicado da nossa equipe, as irregularidades estão diminuindo. Antes, o tempo médio de resposta às reclamações passava de 100 dias. Em menos de um ano, conseguimos reduzir esse prazo para menos de 20 dias; uma prova concreta de que a Ouvidoria da Artran está comprometida em melhorar o serviço aos usuários”, destaca o ouvidor.
Ele também pontua a realocação da sala da Ouvidoria no Terminal Rodoviário de Belém como outro ponto importante para a melhoria do atendimento à população. “Antes, o setor funcionava no subsolo, o que dificultava o atendimento às pessoas com baixa visão ou cadeirantes. Hoje, a sala está no térreo, em um ambiente climatizado e equipado com computador para atender a todos com mais conforto e dignidade”, finaliza.

Sobre a Ouvidoria da Artran - A Ouvidoria da Artran é um canal direto entre os usuários e a Artran e tem por objetivo fornecer informações e buscar soluções para situações relacionadas aos serviços públicos de transporte, ofertados por empresas reguladas, fiscalizadas e controladas pela Agência. Os usuários podem solicitar informações, fazer denúncias, reclamações e elogios sobre os serviços que estão sob a responsabilidade da Agência.
Canais de atendimento:
Telefone: (91) 98418-6173 (em dias úteis, das 8h às 14h)
E-mail: [email protected]
Formulário eletrônico disponível no site: www.artran.pa.gov.br
Correspondência postal: Rua dos Timbiras, 1907