Pré-estreia da ópera Cobra Norato encanta público no Theatro da Paz nesta quinta-feira (24)
Espetáculo baseado no poema modernista de Raul Bopp teve casa cheia, com presença de alunos das Usinas da Paz e da Unipop entre as 290 pessoas da plateia

A ópera Cobra Norato – Terras do Sem Fim fez sua pré-estreia na noite desta quinta-feira (24), no Theatro da Paz, em Belém. A apresentação foi dedicada à imprensa, convidados do elenco e equipe técnica da ópera e a alunos das Usinas da Paz (UsiPaz) e da Universidade Popular (Unipop), como parte das ações de democratização do acesso à cultura promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Foi a primeira exibição completa da obra, que terá sua estreia mundial neste sábado (26), durante a abertura do XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Dirigida artisticamente por Carla Camuratti e com trilha sonora composta por André Abujamra, a montagem é uma produção nacional que leva à cena uma releitura contemporânea do poema modernista de Raul Bopp, publicado em 1931. A obra narra a jornada do caboclo Cobra Norato por entre lendas e criaturas míticas da floresta amazônica, em busca da filha da Rainha Luzia.
O espetáculo conta com figurinos assinados por Ronaldo Fraga, iluminação de Wagner Pinto, regência do maestro Silvio Viegas e direção de arte de Batman Zavareze. Cerca de 80% do elenco é formado por artistas paraenses. A execução da trilha sonora é da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).

“Apresentar essa pré-estreia traz em mim um sentimento de dever cumprido. Fazer música brasileira e falar da Amazônia, um assunto tão latente para nós brasileiros, principalmente aos paraenses, que receberão a COP-30, dá um sentido maior à apresentação”, disse o maestro Silvio Viegas.
Emoção - O ativista cultural, Zeca Batista, foi ao Theatro da Paz com amigos e familiares prestigiar a pré-estreia de Cobra Norato. Ele, que veio por meio da UsiPaz do bairro da Terra Firme, afirmou ter ficado emocionado com a ópera.

“É impressionante como vários elementos da ópera remetem à nossa identidade amazônida. Eu sou de um bairro que tem uma origem muito amazônica, digamos assim. A Terra Firme é um bairro cercado por águas e rico em histórias, às quais eu pude vislumbrar por meio da apresentação. Foi de tirar o fôlego”, afirmou ele.
Para a estreia no próximo sábado (26), o maestro Silvio Viegas garante um espetáculo leve e divertido ao público. “Vamos apresentar um espetáculo especial para o público de todas as idades, cheio de brasileiros, com uma história brasileira, e com solistas e orquestra fantásticos. Fizemos algo juntos com a ‘cara’ da Amazônia”, finalizou.
Sobre o XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz
O Festival de Ópera do Theatro da Paz, que chega à sua 24ª edição, é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secult, Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). A ópera Cobra Norato tem produção da Gávea Filmes, patrocínio do Instituto Cultural Vale e co-realização da Secult. A temporada segue com apresentações nos dias 26, 27, 29 e 30 de abril, sempre às 20h. A programação do festival se estende até novembro.
Esta edição do festival conta novamente com o projeto Sons da Liberdade, que envolve custodiadas do sistema penal na confecção dos figurinos da ópera. As costureiras e artesãs que integram a Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina (Coostafe), participaram de aulas de modelagem para o processo de construção dos figurinos.
Na última quarta-feira (23), as participantes da Coostafe estiveram presentes no pré-ensaio geral da ópera no Theatro da Paz, e puderam prestigiar o trabalho feito na cooperativa. Essa ação faz parte de políticas públicas de reinserção social de mulheres custodiadas do sistema penal.
Os ingressos para a estreia de Cobra Norato - Terras sem Fim e as suas demais récitas estão disponíveis na Bilheteria do Theatro da Paz e pelo site e aplicativo da plataforma Ticket Fácil.
Serviço:
Estreia de Cobra Norato - Terras sem Fim
Data: 26/04
Horário: 20h
Ingressos: Vendas na Bilheteira do Theatro e pelo site ticketfacil.com.br