Governo destaca ações para o fortalecimento do cooperativismo
Cerca de 23% da população paraense está ligada a algum tipo de cooperativa, o que representa 11,8% do PIB do Estado do Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), integra a programação da 5ª edição da Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (Fencoop-2025). A participação inclui apresentação de políticas públicas, atendimentos ao setor cooperativista em estande governamental, além da realização de rodadas de negócios nos dias 25 e 26, em dois horários: às 16h e às 19h. Destinado aos representantes de empresas e supermercadistas interessados em prospectar e fechar negócios diretamente com os produtores. Realizada pelo Sistema OCB/PA, a feira conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Sedeme.
Ainda no espaço institucional, uma equipe técnica de servidores oferece atendimento ao setor cooperativista, apresentando as principais ações e serviços voltados ao segmento com ênfase no desenvolvimento econômico sustentável. Entre os serviços estão: diretrizes para inscrição no Crédito do Produtor; programa de Inclusão Socioeconômica (PIS); e apoio à organização das cadeias produtivas e dos Arranjos Produtivos Locais.
Ao todo, 112 cooperativas de todas as regiões do Estado, distribuídas em mais de 50 estandes, destacam a força do modelo cooperativo, alinhado aos princípios de sustentabilidade e à competitividade no mercado.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, participou da solenidade de abertura e, durante sua fala, reafirmou o compromisso do Governo do Pará com o fortalecimento do cooperativismo no estado. Ele destacou que a gestão estadual tem atuado na criação de instrumentos que estimulem o crescimento sustentável do setor, por meio da Diretoria de Cooperativismo (Dcoop/Sedeme), impulsionando a geração de novos negócios e contribuindo para o fortalecimento socioeconômico do Pará.
Na ocasião, o secretário ressaltou que a Fencoop tem se consolidado a cada ano, com crescimento expressivo, mais cooperados aderindo ao movimento e se tornando um dos eventos fixos no calendário da capital paraense.
“O modelo de negócios cooperativista impressiona pelo seu crescimento. Atualmente, cerca de 23% da população paraense está ligada a algum tipo de cooperativa, o que representa 11,8% do PIB do Estado do Pará. É um número expressivo, que mostra que esse não é apenas um modelo de negócio, mas um verdadeiro estilo de vida que vem sendo incorporado aqui no estado.”

Paulo Bengtson também destacou a importância da cooperação em escala global, especialmente no contexto da COP da Amazônia. “Às vésperas da realização da COP, que só está acontecendo graças à cooperação entre o governo federal, estadual, municipal, além de entidades e federações, vemos Belém se preparando e se transformando. A partir de novembro, viveremos o legado desse grande evento internacional sobre mudanças climáticas. Que hoje e durante todos os dias desta feira possamos realizar grandes negócios e aproveitar excelentes oportunidades", destacou
O presidente do Sistema OCB, Ernandes Raiol, destacou que a Fencoop reafirma a força transformadora do cooperativismo no Pará e em todo o Brasil. “Esta edição reforça a importância dos eventos previstos para 2025, especialmente após a declaração da ONU que institui o ano como Internacional das Cooperativas. Reunimos cooperativas de todas as regiões do estado, evidenciando a diversidade, a competitividade e a capacidade de inovação do modelo paraense”, enfatizou.

Raiol acrescentou que a Fencoop vai além de uma simples feira. “Ela é uma vitrine da nossa identidade, da cultura produtiva e do compromisso com o desenvolvimento sustentável. O cooperativismo contribui diretamente para a Agenda 2030, com ações concretas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em áreas como agricultura, saúde, educação e meio ambiente”, completou.
A presidente da Cooperativa Agroindustrial de Mulheres da Agricultura Familiar (Cooprima), Joelma Nunes, destaca que a Fencoop representa uma grande oportunidade para a prospecção de novos negócios. Ela conta que a Cooprima é formada por 110 agricultores familiares, sendo 85 mulheres, e atua há 10 anos no mercado. “Iniciamos no município de Primavera e, hoje, já expandimos nossas atividades para outros locais da região nordeste paraense.”

Joelma relembra que, no início, a cooperativa contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). “Essa ajuda inicial foi essencial para que pudéssemos estruturar nosso trabalho”, concluiu
Apoio técnico e institucional ao cooperativismo
Instituições de estado como o Banco do Estado do Pará (Banpará), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), e de educação (Seduc) também apresentam serviços e ações referentes às suas áreas de atuação, no espaço governamental.
No Pará, dados do Sistema/ OCB-PA, demostram que as cooperativas no âmbito estadual, já somam mais de 212 cooperativas registradas e ativas, envolvendo mais de 260 mil cooperados de forma direta e gerando quase 5.000 empregos. Desta maneira, o cooperativismo paraense já contribui com mais de 11% do PIB do Estado, por meio da comercialização de produtos e serviços das cooperativas que estão presentes em todas as 12 regiões de integração resultando em mais de 1,4 milhão de pessoas impactadas direta e indiretamente com a comercialização de produtos e serviços de cooperativas.
O evento contou com a participação da Diretora de Cooperativismo da Sedeme, Luziane Sena; do Diretor-Geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Jamir Macedo; do Coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz; dos deputados estaduais Fábio Freitas (Republicanos), Iran Lima (MDB) e Andréa Xarão (MDB); da presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabeth Grunvald; do superintendente do Sistema OCB/PA, Junior Serra; além de outros representantes governamentais e de entidades representativas.
Serviço: O evento foi oficialmente aberto nesta quinta-feira (24), na Estação das Docas, em Belém, e segue até o próximo sábado (26), das 15h às 22h.