Governo do Pará firma parceria com Carrefour, JBS e frigoríficos para fortalecer a pecuária sustentável
Estado e empresas formalizam acordo que oferecerá, no caso do Carrefour, carnes certificadas nas gôndolas dos varejistas no estado a partir do segundo semestre deste ano

O governador do Pará, Helder Barbalho, e representantes do grupo Carrefour Brasil, Friboi Brasil, do grupo JBS, e dos Frigoríficos Rio Maria e Mafrinorte, firmaram, nesta quinta-feira (24), no Palácio do Governo, em Belém, um Termo de Intenções e Colaboração ao Programa Pecuária Sustentável do Pará, uma iniciativa pioneira voltada ao fortalecimento da produção responsável no estado e ao combate ao desmatamento ilegal. Essas empresas são as primeiras signatárias do programa, e a meta é, até 2026, implementar a rastreabilidade individual de todo o rebanho bovino paraense – do nascimento ao abate. O evento contou com a participação da vice-governadora Hana Ghassan.
As signatárias do termo se comprometem a contribuir para o avanço do Programa Pecuária Sustentável do Pará, que foi desenvolvido como um importante mecanismo para o combate ao desmatamento ilegal, desenvolvimento sustentável, promoção do bem-estar social e intensificação da pecuária no estado do Pará cuidando do meio ambiente.

Reconhecendo a relevância do Programa para ampliar a transparência e a conformidade na cadeia produtiva da pecuária, as empresas se comprometem incentivar a produção de carne rastreada e livre de desmatamento ilegal, apoiando a transformação da pecuária paraense, gerando empregos, renda no campo e oportunidades de negócios, além de desenvolver esforços para informar aos consumidores sobre os diferenciais da carne rastreada, valorizando sua origem sustentável e criando oportunidades para promover a pecuária paraense como referência em práticas responsáveis e conscientes.
O governador Helder Barbalho destacou que a cooperação reforça a posição do estado que já é de destaque na pela produção agropecuária com redução do desmatamento. “Para nós, uma pecuária sustentável significa benefícios para o meio ambiente e para o produtor. Por isso, desde que instituímos esse programa, na COP 28, em Dubai, nós temos trabalhado para, por um lado, garantir a rastreabilidade do rebanho e, ao mesmo tempo, levar incentivos ao produtor, para garantir com que nessa transição, nesse avanço, ninguém fique para trás. Hoje, o Pará está garantindo a redução do desmatamento sem perder a sua produtividade. Somos o estado com o segundo maior rebanho bovino do Brasil e estamos alcançando índices históricos na redução do desmatamento, como a menor área desmatada desde 2019, alcançada no último mês de março, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Isso comprova que estamos no caminho certo e que seguiremos avançando”, destacou o governador.
Sobre a implementação do programa, Helder Barbalho complementou: “Isto, inicialmente é claro, não foi simples, é um processo novo, é um processo de mudança cultural, mudança de hábito, mudança de prática, enxergado por algumas como desnecessário, como um excesso de preciosismo ou até por alguns poucos, como uma medida de fragilização da nossa competitividade, é o inverso, na verdade, que nós estávamos aí, era plantando a semente para que pudéssemos ser mais competitivos, para que pudéssemos nos antecipar às regras que o mercado estabeleceria ao comércio nacional e ao comércio internacional”, disse o governador.

Colaboração - O Grupo Carrefour Brasil será a única varejista brasileira a integrar a iniciativa, e terá suas lojas no estado como as primeiras a comercializar produtos com a certificação do programa, a partir do segundo semestre deste ano.
Para o programa, o Grupo Carrefour Brasil investirá R$ 10 milhões que serão destinados à aquisição de brincos eletrônicos e chips, que alimentarão o Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), lançado em 2024, e também ao apoio a pequenos e médios produtores rurais do estado, com assessoria gratuita para regularização de fazendas, em um esforço colaborativo e multifinanciado entre o Grupo e a JBS. As empresas se comprometeram ainda a auxiliar no engajamento de outros atores da cadeia, como associações, bancos, outros frigoríficos e entidades do setor público.
“A proteção do planeta e da biodiversidade é um dos pilares da estratégia do Grupo Carrefour Brasil, além de criar mecanismos para rastreabilidade e monitoramento da carne que adquirimos de nossos fornecedores, entendemos que temos um papel e uma responsabilidade em agendas colaborativas de alto impacto para proteção da biodiversidade”, explica Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
O aporte da companhia faz parte do Fundo de Florestas, iniciativa que destina R$ 50 milhões em projetos destinados para o combate ao desmatamento por meio do fortalecimento de iniciativas da sociobiodiversidade.
Segundo a última Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado do Pará abriga o segundo maior rebanho bovino do país, com cerca de 25 milhões de animais, e compreende uma parcela significativa da Amazônia Legal. A política de rastreabilidade será essencial para atender a exigências crescentes de mercados internacionais, como União Europeia e China, que demandam comprovações robustas de origem e sustentabilidade dos produtos.
“A JBS atua em uma coalizão liderada pelo governo do Pará, em parceria com ONGs como a TNC (The Nature Conservancy) e outros atores, para impulsionar um ambicioso plano de rastreabilidade e pecuária de baixo carbono na região. Por meio de investimentos em programas de rastreabilidade, regularização ambiental e requalificação comercial de pequenos produtores, a empresa tem contribuído com a evolução da pecuária no Estado", disse Bruno Brainer, diretor de operações da Friboi na região Norte.
O frigorífico Rio Maria, com forte atuação no sul do Pará, também integra o grupo e desempenha papel relevante na implementação do programa. A companhia já participa de um projeto piloto de rastreabilidade animal, que utiliza tecnologia para garantir a origem e a conformidade ambiental das fazendas fornecedoras. Sua adesão ao Programa Pecuária Sustentável do Pará reforça o compromisso com práticas produtivas responsáveis e com a construção de uma cadeia de fornecimento mais transparente e sustentável.
“Entendemos que a rastreabilidade é uma exigência do futuro, e participar dessa transformação junto ao Governo do Pará e demais parceiros mostra que é possível produzir com responsabilidade e agregar valor à cadeia da carne e do couro”, afirma Roberto Paulinelli, presidente do frigorífico Rio Maria.