Sorrisos e imaginação ocupam alas pediátricas do Hospital Regional do Tapajós
"Foi a primeira vez que vi minha filha sorrir desde que foi internada”, disse uma mãe emocionada durante ação lúdica na instituição

“Desde que a Mayla foi internada, eu ainda não tinha visto ela sorrir. Hoje, pela primeira vez em dias, vi minha filha feliz de novo”, contou com emoção Silvane Muniz Martins, mãe da pequena Mayla Stefany, de apenas 3 anos, internada no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará. O momento de alegria veio durante a ação especial promovida na última quarta-feira (23), pelo Departamento de Humanização da unidade, em alusão ao Dia Mundial do Livro.
A programação começou após o banho e o lanche das crianças e levou encantamento e leveza aos pequenos pacientes internados. A iniciativa teve a participação especial da enfermeira Bruna Guedes, vestida de Pirata, e da fisioterapeuta Alexssandra Melo, que encantou as crianças caracterizada como Branca de Neve. Com histórias contadas de forma lúdica, atividades de leitura e desenhos para colorir, o momento se transformou em uma verdadeira viagem pelo universo da imaginação.
De acordo com a analista de humanização do hospital, Maria de Lourdes da Silva Santos, ações como essa são essenciais para o bem-estar emocional das crianças em tratamento.

“Estimular a imaginação, promover o hábito da leitura e oferecer momentos de leveza fazem toda a diferença na recuperação dos nossos pacientes mirins. Quando a criança se sente acolhida e alegre, o ambiente hospitalar deixa de ser um lugar de dor e passa a ser também um espaço de cuidado e afeto”, afirmou.
A ação, segundo o diretor-geral Jefferson Barbosa, é parte de um trabalho contínuo do setor de Humanização, que atua de forma transversal em todas as áreas do hospital.
“Somente no último ano, realizamos mais de 100 ações voltadas à humanização. É um compromisso nosso tornar a experiência hospitalar mais acolhedora para os pacientes e seus familiares, com ações que cuidam do corpo e da alma”, destacou.

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós pertence ao Governo do Pará e segue avançando na qualidade da assistência à população do sudoeste paraense.
Sammya Ferreira - Ascom/HRT