Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em ação interativa, HOL promove educação sobre segurança hospitalar

Atividades com jogos e brincadeiras marcam campanha que reforça, de forma criativa, as diretrizes de segurança no cuidado ao paciente

Por Leila Cruz (HOL)
24/04/2025 15h17

Com um toque lúdico e educativo, o Hospital Ophir Loyola (HOL) promoveu a campanha Abril Pela Segurança do Paciente, envolvendo pacientes, acompanhantes e colaboradores em atividades interativas como jogos de adivinhação, memória, quiz e até a tradicional pescaria. A ação, organizada pela equipe multiprofissional da instituição, teve como objetivo reforçar, de forma leve e participativa, as diretrizes e metas para um atendimento mais seguro e de qualidade.

Neste ano, a campanha trouxe como tema “Mais Acesso e Cuidado Integrado”, com foco na melhoria da comunicação interna — entre os membros da equipe hospitalar — e externa, envolvendo pacientes e familiares. Apesar do destaque à comunicação, a segurança hospitalar no HOL está ancorada em seis metas essenciais, que asseguram a excelência no atendimento e promovem o bem-estar dos pacientes.

Médica Alessandra Leal, assessora de Segurança e Qualidade do Paciente do HOL

“Aqui no HOL, já atualizamos nossas metas para garantir o que há de melhor em segurança na saúde. Estabelecemos seis pilares que orientam a relação entre a equipe e os pacientes”, explicou a médica Alessandra Leal, assessora de Segurança e Qualidade do Paciente do hospital. “São eles: identificação correta dos pacientes; comunicação efetiva entre profissionais e com os pacientes; segurança na prescrição e administração de medicamentos; realização de cirurgias nos locais e pacientes corretos; prevenção de infecções por meio da higiene adequada; e redução de quedas e lesões por pressão”, detalhou.

A assessora de Controle de Infecção Hospitalar, Patrícia Miranda, destacou a importância dessas práticas para os pacientes oncológicos. “Nosso paciente já apresenta imunidade baixa, então o cuidado com dispositivos como sondas e cateteres é essencial. E, por mais simples que pareça, a higienização das mãos é uma medida poderosa que não pode faltar em nenhum hospital”, alertou.

Durante a campanha, a equipe multiprofissional se dividiu em estandes no hall de entrada da instituição, onde abordou os temas com dinamismo e envolvimento. A coordenadora do Centro de Suporte de Enfermagem, Andrezza Mota, ficou responsável pelo estande sobre comunicação efetiva no ambiente hospitalar.

“É fundamental que nós, profissionais de saúde, nos comuniquemos com clareza e objetividade, tanto entre nós quanto com os pacientes. Abordar esse tema de forma descontraída, como fizemos aqui, é muito gratificante. Torna o aprendizado mais leve e envolvente”, afirmou Andrezza.

Entre as participantes da ação estava Mayara Lourido, chefe da Divisão de Enfermagem do HOL, que participou dos jogos educativos conduzidos pela equipe. “Através do lúdico, da animação e das brincadeiras, o aprendizado se torna mais prazeroso. A comunicação efetiva é essencial na enfermagem. Sem ela, não há troca segura de informações, nem garantia na qualidade do cuidado”, concluiu a gestora.

Texto: David Martinez, sob supervisão de Leila Cruz