Detranzinho repassa conhecimento a mais de 30 alunos de Mãe do Rio
Espaço pedagógico do Detran vem se tornando referência na educação para o trânsito seguro, envolvendo crianças e adolescentes

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) recebeu 32 alunos de quatro escolas estaduais, situadas no município de Mãe do Rio, na Região de integração Rio Capim, nordeste paraense. Os alunos vieram a Belém nesta quarta-feira (23) participar das atividades do Projeto Detranzinho.
A programação pedagógica respeita a faixa etária dos estudantes, que foram divididos por sala conforme a idade e as atividades. Todas as ações tiveram como objetivo ensinar e conscientizar sobre comportamento seguro, ética e leis de trânsito, contribuindo para a formação de futuros condutores.
O Detran oferece uma programação lúdica com profissionais que abordam a importância de um trânsito seguro. A atividade inclui palestras, brincadeiras no minicircuito, exibição de filmes educativos, visita ao Sentinela e teatro de marionetes, que promovem diálogo e interação com as crianças.

Conscientização - A gerente de Programas e Projetos Pedagógicos da Coordenadoria de Educação do Detran, Edilssa Carla Dias, destacou a oportunidade de crianças de outras cidades visitarem o Detranzinho, e reforçou que os municípios podem agendar visitas ao espaço em busca de educação para o trânsito de forma lúdica. “Hoje, recebemos os alunos do munícipio de Mãe do Rio, premiados como os melhores do ano, para participarem de uma importante ação de educação para o trânsito. A atividade é pedagógica e lúdica, promovendo conhecimento e conscientização. A iniciativa do município em proporcionar essa experiência também serve de estímulo para outros alunos e municípios”, disse a gestora.
A visita é importante para as crianças. Muitas vieram à capital paraense pela primeira vez, e também visitaram a Central de Controle de Operações – Sentinela, onde o Detran realiza a fiscalização de trânsito com o suporte do videomonitoramento. O técnico do "Sentinela", Jailson Rodrigues, explicou como a Central funciona e a contribuição da tecnologia para o trabalho humano realizado nas rodovias estaduais.

Monitoramento - Por meio das câmeras, o "Sentinela" detecta em tempo real veículos com licenciamento em atraso e registro de roubo ou furto, condutores sem capacete, sem a carteira de habilitação (CNH) e transitando pelo acostamento, dentre outras irregularidades. A imagem identifica detalhes, como placa, chassi, rodovia, quilômetro e município por onde o veículo está trafegando.
Jailson Rodrigues mostrou as infrações de trânsito mais comuns em municípios do interior, entre as quais veículo sem placa e com licenciamento em atraso, além de condutor sem capacete e não habilitado.

Os alunos ouviram atentamente as explicações e esclareceram dúvidas sobre os equipamentos. Kayla Pinheiro, 10 anos, anotou tudo porque, segundo ela, quer ser advogada ou policial, e precisa conhecer as leis de trânsito. “Eu aprendi sobre os veículos, até os que foram roubados, porque dá para rastrear pela placa e até pelo acessório da pessoa, como o capacete. É mais seguro uma pessoa aprender do que morrer no trânsito", disse Kayla.
Para educadores de Mãe do Rio, o contato com o universo do Detranzinho e todas as ferramentas de aprendizagem que ele proporciona ajuda a reforçar as ações educativas na escola. “Eu acho muito importante a vinda deles, para que possam sentir de perto o que nós já fazemos no município. A educação para o trânsito é, acima de tudo, educar para a vida. Nós procuramos atender levando atividades educativas, que ajudem os alunos a internalizar valores e, no futuro, se tornarem condutores responsáveis. Eles estão vivenciando isso na prática, por meio de atividades lúdicas, jogos e interações que complementam tudo aquilo que a gente já faz”, informou Francisca Alencar, coordenadora de Educação para o Trânsito de Mãe do Rio.

Valores essenciais - O Detranzinho é um projeto pedagógico do Detran voltado à educação para o trânsito. O espaço ensina, de forma lúdica, como atravessar na faixa de pedestre, uso correto dos equipamentos e comportamento adequado nas vias.
Destinado a escolas públicas, privadas e instituições com fins sociais, o projeto visa instruir crianças e adolescentes sobre valores essenciais para um trânsito seguro, incentivando que repassem esse aprendizado às famílias.
Serviço: As escolas interessadas em participar do Detranzinho devem solicitar a visita pelo e-mail: [email protected].
Texto: Anna Kelly Saraiva - Ascom/Detran